PÁGINAS DA EEMAS

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

AULA DE CAMPO DE GEOHISTÓRIA COM ALUNOS DA 1° ANO A E B MATUTINO DA EEMAS.

Aula de campo interdisciplinar Geografia, história e português no sítio arqueológico Letreiro.
No leito do rio Trairi, pudemos ver in loco, algumas formações rochosas de origem magmáticas e metamórficas que sofreram intemperismo  físico, químico e biológico, há bilhões de anos atrás.
Lá pode-se encontrar mostras de granito, gnaisse, pegmatito, quartzo entre outros minerais.
Essas formações rochosas compreendem complexo cristalino aqui no RN, subdividido no complexo Santa Cruz.
São rochas que foram formadas e "deformadas", à altas temperaturas, cerca de 1.600 graus celsius, pressões e profundidade. A composição mineralógica é muito variada.
Podemos encontrar, quartzos rosa, branco, mica, feldspato entre outros. A quantidade desses minerais vai definir a coloração das rochas, mais claras ou mais escuras.
Os estudantes viram ainda as "dobras" que foram sendo formadas pela pressão durante o tempo de ruptura.
Além da exposição de diferentes tipos de rochas, o Letreiro carrega consigo um valor histórico onde são encontradas pinturas rupestres, grafismos históricos dos povos que nos antecederam.
É de tamanha importância nós, Camporredondenses termos apego à este lugar que nos proporciona um grande potencial ecoturístico.
Em alguns pontos, encontramos lixo,  deixados por visitantes, pichações nas rochas. O que nos deixou tristes, pois fica evidente a desvalorização do lugar. Fizemos a coleta de alguns materiais e trouxemos. Pois a consciência ambiental deve nos acompanhar por onde formos.
A caminhada foi um pouco difícil, por estarmos em período seco e quente. Porém a beleza do lugar supera quaisquer obstáculo.
Professora de geografia Ana karenine.