SLIDES - EEMAS

sábado, 14 de abril de 2012

O 5º DIA DE ENCONTRO DO CURSO DE FORMAÇÃO NO AEE

Foto-0238O quinto dia de Encontro do curso de Formação no Atendimento Educacional Especializado – AEE em Sala de Recursos  Multifuncionais foi pautado por uma Proposta de Trabalho em Grupo formados por cursistas de regionais diferentes enfocando as experiências (o que eu tenho), as descobertas (o que eu levo agora) e propostas (o que eu agora posso). As formadoras Drª Susana Costa e Drª Juliana Maia direcionou os grupos em número de 4 ou 5 cursistas e sugeriu que os grupos discutissem em cada grupo as vivências citadas acima.
Após a discussão, cada grupo formado fez sua apresentação e socialização dos seus Relatos escritos que enfatizava os avanços, dificuldades, experiências enfrentadas em suas escolas, como também as descobertas e aprendizagens adquiridas por meio  do Curso de Formação no AEE em Salas de Recursos Multifuncionais com os temas abordados pelas professoras Susana e Juliana sobre a Neuroeducação, Transtornos, síndromes, Interação Sensorial e sobretudo sobre o Autismo.
SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS NO AEE – RELATOS DOS GRUPOS

ARQUIVO EM PDF

Relatos de vivências, descobertas e propostas

Nesta postagem do 5º encontro da 1ª semana do Curso de Formação no AEE , gostaríamos em nome de todos os cursistas agradecer as formadoras Drªs Susana Costa e Juliana Maia pelo empenho e dedicação de nos oportunizara a nós, os conhecimentos dos temas discutidos e relatados por cada grupo mencionados acima.

Obrigado Drª Susana Costa,

Obrigado Drª Juliana Maia.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ESCOLA MARIA ARIOENE RECEBE A VISITA DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

 

Hoje no turno matutino a Escola Maria Arioene recebeu a visita de alguns profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Redondo-RN, com o intuito de realizar uma palestra sobre obesidade, na oportunidade a 1ª série A e a 3ª série do Ensino Médio assistiram a palestra.

Fonte: Blog da Tia Mônica

CURSO DE FORMAÇÃO NO AEE: Teoria do Desenvolvimento

Foto-0248
O 4º dia de encontro do Curso de Formação no AEE a professora formadora Drª Juliana Maia abordou o tema sobre a Teoria do Desenvolvimento  no qual foram explorados vários subtemas.
1. Pensando o Ambiente Escolar.
  • localização;
  • ambiente de aprendizagem;
  • espaços adequados;
  • apresentação e manutenção da rotina;
  • posicionamento da criança em sala.
2. A importância do outro no Desenvolvimento Infantil.
3. Integração e Sistema Sensorial.
  • auditivo e visual;
  • gustativo e olfativo;
  • tátil;
  • vestibular;
  • proprioceptivo.
4. Representação Cortical da área motora e sensiva somativa.
5. Desordem sensorial.
6. Modulação Sensorial: Hiper ou Hipo.
7. Pensando nas dificuldades sensoriais: auditiva, visual, gustativa, olfativa, tátil, vestibular e proprioceptiva.
8. Estratégias de aprendizagem para os sistemas Sensoriais.
Á TARDE : Exibição do filme Temple Grandin
A professora Drª Suzana Costa exibiu para os cursistas o filme Temple Grandin para enfatizar as características marcantes do Autismo.
26392260840523370715 Temple Grandin   RMVB Legendado
Descrição: Como o título adianta, o longa mostra a vida Temple Grandin, a qual conseguiu superar as dificuldades impostas pelo seu autismo (como pensar em ´imagens´ e conectá-las) até tornar-se especialista altamente reconhecida no manejo de animais para o abate, além de responsável pelo avanço nos estudos relativos à sua condição. A história acompanha desde o período no qual estava prestes a ir para a universidade (no qual conhece a sua tia Anne e o professor Carlock, duas figuras importantes em sua trajetória) até o reconhecimento nacional de seu trabalho. O roteiro de Christopher Monger e Merritt Johnson (baseado nos livros de Grandin) também chama a atenção ao mostrar a peculiar relação com sua mãe, aqui vivida por Julia Ormond em performance discreta e eficiente.
Nome Original: Temple Grandin Direção: Mick Jackson Lançamento: 2010 Duração: 108 Min. Ídioma: Inglês Legenda: Português (Embutida)


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Equipe de Apoio do Curso de Formação no AEE–SEEC

Foto-0211

Maria de Lourdes S. Medeiros Coordenadora Pedagógica

Núcleo de Desenvolvimento Escolar

milka priscila 1

Milka Priscila

Bióloga – Especialista em Docência

milka_bio@hotmail.commilka priscila

Professora Milka Priscila realizado as dinâmicas de grupo para motivação dos cursistas após o almoço no retorno para as tarefas do Curso  de Formação no AEE no turno vespertino.
milka priscila 2
Queremos aqui deixar nossos votos de parabéns e agradecimento em nome de todos os cursistas pelo ótimo apoio e carinho, pelos quais estamos recebendo pela equipe de apoio do Núcleo de Desenvolvimento Escolar. As imagens acima não mentem, basta ver o belo sorriso de Milka e Regina.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Confira o Resultado da eleição do Conselho Tutelar de Campo Redondo

 

Neste dia 11 de abril de 2012 na Escola Maria Arioene de Souza aconteceu o Processo Eleitoral para a escolha dos 5 membros do Conselho Tutelar para o triênio 2012/2014, na qual  1884 eleitores votaram obtendo os seguintes resultados:

RESULTADO DA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR 2012:

LUGAR

CANDIDATO

VOTOS

%

Flavionaide

279

14,8%

Edinha

260

13,8%

Nina

251

13,3%

Fátima

218

11,5%

Albertino

193

10,2%

Cláudia

180

9,5%

Lenira

164

8,7%

Gislayne

164

8,7%

Roberto

129

6,84%

Fonte: Informações da Diretora Mônica Araújo

Pauta do Curso de Formação e Temática do 2º dia do encontro

Foto-0213
O 2º dia de Encontro do Curso de Formação de Atendimento Especializado Educacional em Salas de Recursos Multifuncionais teve início às 8:20 e professora formadora Drª Suzana da Costa Lima introduziu o tema sobre Os Distúrbios da Memória no processo de ensino aprendizagem .
Foto-0212
Às 13:00 horas retornamos aos trabalhos com novos temas e oficinas temáticas. Mas tivemos a abertura da tarde com uma dinâmica denominada de O ABRAÇO. Logo em seguida, a Drª suzana e a Drª Juliana abriu os trabalhos com um texto para leitura e reflexão com o tema: Autismo: Breve revisão de diferentes abordagens.
Professoras Formadoras:

Foto-0230

Drª Suzana Costa de Lima

Foto-0231

Drª Juliana Maia

APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DE ESTUDOS SOBRE A INCLUSÃO
TEMA: A inclusão que ensina
Foto-0214Foto-0215Foto-0216Foto-0217
O 3º dia de Encontro do Curso de Formação de Atendimento Especializado foi retomado pela Professor Drª Suzana Costa com direcionamento para as dicussões dos grupos temáticos estudados no encontro anterior.

Grupo 1. Cada um aprende de um jeito

Subtemas: PPP, Escola Viva e Atividades

Foto-0229

Apresentado pela professora JULIANA

 

Grupo 2. Toda novidade é bem vinda

Subtema: Recursos, Acessibliidade, Pranchas

Foto-0232

Apresentado pela professora SELIDAN

 

Grupo 3. Formas Criativas

Subtema: Desenvolver a atenção, Jogos, Facilitação, Percepção do adulto

Foto-0236

Apresentado pela professora Cristina

 

Grupo 4. Projeto – Identificação pessoal (escrita)

Subtema: Planejamento, diagnóstico, metas e apoio familiar

Foto-0237

Apresentado pela professora Mércia

Após as discussões dos grupos temáticos, as formadores exibiram um Slide com tema sobre Linguagem e Vídeos com experiências na Rússia com crianças e adolescentes com deficiências múltiplas.
Foto-0233Foto-0234

terça-feira, 10 de abril de 2012

Comunicado da Comissão Organizadora das Eleições do Conselho Tutelar 2012

A Comissão de Organização do pleito eleitoral do Conselho Tutelar de Campo Redondo e a Presidente do CMDCA Samara Francione comunica a todos os candidatos que estão concorrendo as eleições e a população em Geral de Campo Redondo, que a Eleição está confirmado para amanhã, quarta-feira, dia 11 de abril conforme foi publicado no Edital da Eleição.
Fonte: Presidente do CMDCA de Campo Redondo

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Curso de Formação Educacional Atendimento Especializado na Sala de Recursos Multifuncional

Foto-0209
O Curso de Formação AEE na Sala de Recursos Multifuncionais do RN está acontecendo no Hotel Monza Palace na Av. Salgado Filho – Natal  com a presença a representantes de todas as DIREDs do Estado do RN.
Foto-0183
O evento teve início às 9:00 horas com a formação da mesa com a presença da Subcoordenadora da SUESP a Srª Márcia e o representante Secretária de Educação o Sr Joaquim Oliveira – CODESE e Equipe Técnica da SUESP.
Foto-0196Foto-0197Foto-0198Foto-0199Foto-0201
Logo em seguida foi realizado a primeira palestra do Curso com a Drª Suzana da Costa Lima que trabalhou o tema da Bases Biológicas da Aprendizagem – Do Normal ao Patológico , que trouxe uma reflexão muito profunda sobre as áreas da Aprendizagem  nos diversos distúbios mentais, com destaques para os subtemas:

1. Sistema nervoso;

2. Células nervosas;

3. Potencial de ação;

4. O circuito neural;

5. Princípios da neuroplasticidade;

6. Consequências da prática da neuroplasticidade;

7. Processo de Aprendizagem

Foto-0204Foto-0191Foto-0203Foto-0192
COFFEE-BRAEK E ALMOÇO ACONTECEM AQUI!
Foto-0186
IMAGENS FEITAS DO HOTEL DA CAPITAL DO ESTADO DO RN: NATAL
Foto-0179Foto-0205