SLIDES - EEMAS

sábado, 21 de setembro de 2013

Professores de espanhol Marcos Lima e de Inglês George Araújo visitam oficina de música em Cruzeta/RN

Nesta última quinta-feira, dia 19 de setembro, os professores Marcos Lima e George Araújo acompanhados da professora Rozalia Barbosa da Sala de Multimídia e de um grupo de alunos da Escola Maria Arioene visitaram uma oficina de música de línguas (portuguesa, inglesa e espanhola) na Escola Estadual de Cruzeta. Confira as imagens desta visita na cidade de Cruzeta.
















Assecom da EEMAS

Educação estadual contrata profissionais terceirizados para atender demanda das escolas


Novo contratado da Escola EEMAS - Edson Adalberto (o locutor)

A Secretaria Estadual de Educação está contratando merendeiros e Auxiliares de Serviços gerais (ASGs) terceirizados através das empresas JMT e InterBrasil. Os profissionais já estão sendo enviados as diversas regiões do estado para prestar serviços nas escolas.

Na região jurisdicionada pela 7ª Diretoria Regional de Educação (DIRED), os profissionais já estão sendo alocados nas escolas que estão com carência de pessoas para executar o serviço. A expectativa é que escolas em todos os municípios da região sejam beneficiadas.

A contratação está acontecendo, pois não há previsão para um novo concurso para profissionais para as escolas, devido ao grande número de professores contratados e a um processo seletivo para contratação de mais professores temporários.

Os contratados serão enviados apenas para as escolas onde não existe profissional no hall da instituição, pois em muitos casos, existem, mas eles estão afastados por algum motivo e a Secretaria de Educação não pode enviar o profissional neste caso.

A expectativa da 7ª DIRED é que os novos funcionários cheguem até o final do mês a atender todas as instituições de ensino. Não há um prazo para o contrato, pois o serviço é acertado através das empresas que prestam serviços terceirizados a Secretaria Estadual de Educação.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Alunos da Escola EEMAS apresentam trabalho de Sociologia sobre Preconceito


Nesta tarde de quarta-feira, dia 18 de setembro, os alunos da 1ª série 2 vespertino apresentaram uma palestra sobre Preconceito no auditório da Escola EEMAS com a presença de professores, gestores e alunos de outras turmas, que foram previamente convidados. O trabalho foi coordenado pela professora de Sociologia Maria Cândida F. da Silva.


















PAUTA - FÓRUM PARA GESTORES DO ENSINO MÉDIO




REFLETIR
SEGUNDO AS DIRETRIZES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA É...



2.4. Organização curricular: conceito, limites, possibilidades



No texto “Currículo, conhecimento e cultura”, Moreira e Candau (2006) apresentam diversas definições atribuídas a currículo, a partir da concepção de cultura como prática social, ou seja, como algo que, em vez de apresentar significadosintrínsecos, como ocorre, por exemplo, com as manifestações artísticas, a cultura expressa significados atribuídos a partir da linguagem. Em poucas palavras, essa concepção é definida como “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes” (idem, p. 22). Uma vez delimitada a ideia sobre cultura, os autores definem currículo como: conjunto de práticas que proporcionam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que
contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais. O currículo é, por consequência, um dispositivo de grande efeito no processo de construção da identidade do (a) estudante (p. 27). Currículo refere-se, portanto, a criação, recriação, contestação e transgressão (Moreira e Silva, 1994). 
E assim, começaremos a redesenhar o currículo.



TEMAS TRABALHADO
1. CAMPANHA CONTE ATÉ 10
TEMAS CENTRAIS VIDA E MORTE, DIREITOS E DEVERES DOS ADOLESCENTES, VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E BULLING, ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIANAS ESCOLAS. (ANALFABETISMO EMOCIONAL – COMO GRANDE CAUSA DE MORTE NO PAÍS)
2. POLITICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO E EXPECTATIVAS.
3. DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO
4. INTECTUALIDADE ORGÂNICA
5. PROGRAMAS PARA PROFESSORES
1.INTERNACIONAL LEAEDRS – PDPI –ENGLISH, MISSÃO PEDAGÓGICA, PROJETO DESPERTAR, CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL, JOVENS EMBAIXADORES DO RN, PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO, PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL, IMERSÃO CIENTIFICA PARA MENINAS.
6- CURRÍCULO DIFERENCIADO INTEGRAÇÃO E INOVAÇÃO.
OBJETIVO; DISCUTIR INOVAÇÃO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR A LUZ DAS FINALIDADES DO EM NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO SÉCULO XXI.
7- AS QUATRO ÁREAS DO CONHECIMENTO;
1. LINGUAGENS
2.MATEMÁTICA
3- CIÊNCIAS HUMANAS
4- CIÊNCIAS DA NATUREZA
8. PARTIR DE SITUAÇÃO PROBLEMA ( TUDO QUE NÃO TEMOS RESPOSTA, NÃO TEMOS ELEMENTOS NO MOMENTO PARA RESOLVER.
9- PROJETO REDESENHO CURRICULAR
A inovação curricular representa um desafio para as escolas e se constitui uma meta da SEE/RN a ser implementada pela subcoordenadoria de Ensino Médio para orientar os educadores, por meio de estudos e formações, para um redesenho curricular inovador que corresponda aos direitos de aprendizagem dos estudantes na sociedade e na escola do século XXI e atenda sua formação integral.
O que é redesenho curricular?
. Como elaborar uma proposta de redesenho curricular no Ensino Médio?
1. Diagnóstico da escola ( de cada turma com relação a aprendizagem)
2. Criação de uma equipe constituída por um professore da cada disciplina do currículo escolar ou área do conhecimento, o coordenador pedagógico, o apoio pedagógico e os gestores escolar com o objetivo de coordenar e dirigir o trabalho junto aos outros educadores;
3. Elaboração de uma proposta por essa equipe (citada no item 1) para formação dos demais profissionais envolvidos no projeto de redesenhar o currículo;
4. Criação de tempo e espaço para estudo e planejamento das atividades;
5. Aquisição de recursos materiais para equipar o espaço de estudo e planejamento;
6. Elaboração da proposta ou do projeto de redenho curricular pela equipe gestora e professores (as) da escola.
INTEGRAÇÃO CURRICULAR
APOIO PEDAGÓGICO

INICIAÇÃO LEITURA CULTURA
CIENTIFICA E PESQUISA E LETRAMENTO DIGITAL

MANDALA DOS SABERES
PASSOS – SISTEMA DE CONSTRUÇÃO DE MANDALAS

PPP e a organização curricular
- Traduzir a proposta da escola – construção coletiva
- Propor alternativa para formação integral e acesso aos conhecimentos e saberes necessários;
- aprofundando processo de diagnóstico, análise, prioridades, sistemática de acompanhamento e avaliação;
- Expresso de concepções, princípios, finalidades, objetivos – resultante do debate e reflexão do grupo que compõe a formação desses espaços da publicidade.
O PPP das escolas que ofertam o Ensino Médio deve considerar
- Atividades integradoras;
- Problematização como instrumento de incentivo a pesquisa;
- A aprendizagem como apropriação significativa;
- Valorização da leitura e da produção escrita em todos os campos do saber;
- Comportamento ético-reconhecimento dos Direitos humanos;
-Respeito e acolhimento da identidade do outro;
- Articulação teoria e prática;
- Integração com o mundo do trabalho por meios de estágios;
- Utilização das diferentes mídias, dinamização de aprendizagem;
- Capacidade de aprender permanente, desenvolvendo a autonomia dos estudantes;
- Avaliação da aprendizagem, com diagnóstico preliminar e caráter formativo;
- Análise crítica e reflexiva da realidade;
- Práticas desportivas e de expressão corporal-promoção da saúde física e mental;
- Participação.


“ Sempre há o, que aprender, ouvindo, vivendo e sobretudo, trabalhando, mas só aprende quem se dispõe a rever as suas certezas”.

DARCY RIBEIRO

Comunicado da Escola EEMAS - Aulas de música

Com música também se aprende!

Comunicamos aos alunos abaixo relacionados que na próxima quinta-feira, a partir das 19:30h na Sala de música da Escola Maria Arioene de Souza haverá uma importante reunião com o professor de música Flavinho Ferreira que irá tratar de assuntos do interesse de todos. 


1.Jéssica Millena Lira silva
2. Maria Aparecida Rocha Silva
3. David kennedy Máximo
4. Jodinaldo Alexandre da Silva
5. Fábio Rodriguês Pereira
6. Robson Penha Rodriguês
7. Albenise Freire de Negreiros
8. Michael Schumacher Eloy Campêlo
9. Diego Leôncio Ribeiro
10. Fernando Norberto Félix
11. Victor Fabrício A. Sales
12. Wellington Ferreira Brilhante

Contamos com a sua presença. 

Assecom da EEMAS