SLIDES - EEMAS
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
INTERCÂMBIO DE 7 DE SETEMBRO DAS ESCOLAS ARIOENE X BORGES
7 DE SETEMBRO EM CAMPO REDONDO
Escola Edna Telma brilha no dia 7 de setembro em Campo Redondo, dando um show de organização e beleza. O desfile da Escola Edna Telma foi a salvação da lavoura neste dia da independência, já que as escolas públicas das redes municipais e estaduais não participaram desta tão importante festa cívica nas ruas da cidade. Que pena que os nossos gestores municipais não se preocupam com as tradições de cívicas do município. Será que no próximo ano 2012 (ano eleitoral) teremos desfile cívico? Tenho a certeza que sim!
Agora as imagens do desfile cívico da Escola Edna Telma.
terça-feira, 6 de setembro de 2011
7 DE SETEMBRO–O GRITO DA INDEPENDÊNCIA
Independência do Brasil
História da Independência do Brasil, Dom Pedro I, Grito do Ipiranga, 7 de setembro, História do Brasil Império, Dia da Independência, transformações políticas, econômicas e sociais, dependência da Inglaterra no Brasil.
Introdução
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
Fonte: Google
Natalense vai poder acompanhar obras através de grupos de trabalho
No evento, foi apresentado à população o andamento dos trabalhos dos diversos grupos de trabalho do Mundial, desde segurança pública, saúde, transporte até infraestrutura.
Fonte: Diário de Natal