SLIDES - EEMAS

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

CONFIRA IMAGENS DA AULA DE CAMPO NA CIDADE TURÍSTICA DE AREIA PB COM ALUNOS DO ENSINO POTIGUAR E INTEGRAL DA EEMAS.

 

A Escola Estadual Maria Ariaoene de Souza realizou no dia 27 de outubro de 2022 uma importante excursão a histórica cidade de Areia - Paraíba. A aula de campo foi idealizada em conjunto com os professores da escola, Marta Araujo, Ana Karenine e Crisólito Marques com apoio da Prefeitura de Campo Redondo através da Secretaria de Educação e Transporte e dos gestores Reginaldo Moura e Diego Brilhante, que proporcionou aos alunos das 1ª séries do ensino médio potiguar e integral, uma rica experiência na cultura e tradição da cidade Areia no estado da Paraíba distante 130 km de Campo Redondo/RN.

Os estudantes visitaram o engenho Triunfo, grande produtor de cachaça; o Museu do Brejo Paraibano na Universidade Federal da Paraíba; A primeira Igreja Católica de Negros da Paraíba; O primeiro teatro da Paraíba e ainda o Museu do pintor Pedro Américo e passearam pelas ruas históricas de Areia, que é considerada um patrimônio histórico do estado paraibano.



Areia é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na microrregião do Brejo Paraibano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2015 sua população era estimada em 23.110 habitantes. A área territorial é de 266,569 km².

Com muitas riquezas naturais, situada em local elevado, Areia, no inverno, é coberta por uma leve neblina, e suas terras possuem diversas fontes e balneários aquáticos.

É também muito conhecida por suas riquezas culturais, particularmente o Museu de Pedro Américo, com inúmeras réplicas dos quadros do mais célebre cidadão areiense - entre elas a famosa obra "O Grito do Ipiranga", encomendada a ele por Dom Pedro II, e o Museu da Rapadura, localizado dentro do Campus da UFPB na cidade, onde o turista pode observar as várias etapas da fabricação dessa iguaria e dos outros derivados da cana-de-açúcar, como a cachaça, sendo a areiense muito conhecida exteriormente por seu incomparável sabor. Areia foi considerada por muito tempo como "Terra da Cultura" tendo seu teatro - o "Theatro Minerva" - sido edificado 30 anos antes que o da capital do Estado da Paraíba. Para aquela cidade hospitaleira, de invernos rigorosos, convergiam estudantes de toda a região, sendo expoentes deste tempo a Escola de Agronomia do Nordeste, o Colégio Santa Rita (Irmãs Franciscanas, alemães) e o Colégio Estadual de Areia (antigo Ginásio Coelho Lisboa). Seus filhos se destacavam em todos os concursos de que participavam. Carminha Sousa e Laura Gouveia eram reconhecidas pela capacidade de educar e formar pessoas na língua portuguesa.


























































































Fotos Whatsapp da EEMAS