SLIDES - EEMAS

sábado, 29 de julho de 2023

CULMINANCIA DA ELETIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA COM A PROFESSORA IVANUZIA CONFESSOR E ALUNOS DO ENSINO POTIGUAR E INTEGRAL.

Foto: George Araujo 
Na última sexta-feira, dia 28 de julho de 2023, no auditório da Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza  - EEMAS, aconteceu a culminância das ELETIVAS das turmas do Ensino Médio Potiguar e Integral. 
A professora Maria Ivanuzia Confessor apresentou uma bela apresentação teatral com os alunos de sua eletiva na disciplina de Língua Portuguesa.

RESUMO DA ELETIVA:
A Eletiva CAROLINANDO A REALIDADE DO BRASIL foi elaborada com a intenção de utilizar socialmente a leitura, aprimorar as práticas discursivas, desenvolver a capacidade de realizar inferências, reconhecer vozes e ideologias presentes no discurso. Sem dúvida, a obra escolhida, Quarto de despejo – diário de uma favelada, nos oportunizou reflexões a partir da perspectiva de quem vive na favela, mais especificamente a de uma catadora de papel que só pôde chegar até o segundo ano do ensino fundamental. Quarto de despejo é uma edição dos diários de Carolina Maria de Jesus, migrante de Sacramento, Minas Gerais, mãe solteira e moradora da primeira grande favela de São Paulo, a Canindé, que foi desocupada em meados dos anos 1960 para a construção da Marginal do Tietê. O livro relata a amarga realidade dos favelados na década de 1950: os costumes de seus habitantes, a violência, a miséria, a fome e as dificuldades para se obter comida. O tempo passou, a cidade cresceu, mas a realidade de quem vive na miséria não mudou muito. Isso faz do relato de Carolina uma obra atemporal, sempre emocionante. Best-seller traduzido para 13 línguas, Quarto de despejo também é um referencial importante para estudos culturais e sociais, tanto no Brasil como no exterior.
Agora, iremos assistir a um trecho de sua obra adaptada para teatro.
Por George Araújo

quarta-feira, 26 de julho de 2023

PALESTRA SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR COM O PESSOAL DA EMATER E A SECRETARIA DE AGRICULTURA DE CAMPO REDONDO NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA (25/07) NA SALA DE MULTIMÍDIA SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA MARTA ARAÚJO.

Aconteceu na Sala de Multimídia da Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza - EEMAS, terça-feira, dia 25 de julho de 2023, uma Palestra sobre Práticas e Programas para a Agricultura Familiar com a equipe da EMATER Edmilson Moreno, extencionista Danielle Aprigio e a Coordenadora Brunielle Dantas e do Secretário de Agricultura Altino Araújo e o Secretário Adjunto João de Petronilo.

Objetivo da Palestra:
Levar os alunos das segundas séries do Ensino Médio Potiguar da EEMAS conhecer a importância da EMATER-RN para a vida dos agricultores do nosso município e conhecer o que é agricultura familiar com lugar de produção de sentido. Ao pensar no sentido da terra para os agricultores, com a construção do senso de pertencimento territorial, o que pode ser observado quando se investiga a relação afetiva entre os agricultores e a terra que trabalha.

Agricultura familiar é uma modalidade de agricultura na qual o grupo familiar representa mais da metade da mão de obra que trabalha na propriedade rural. A gestão do estabelecimento é realizada também pela mesma família. É praticada em pequenas propriedades, com dimensões entre 1 e 4 módulos fiscais. 

A agricultura é de extrema importância para toda a sociedade, pois é através dela que se produzem os alimentos, sendo a base da economia mundial.

Entre as principais políticas públicas federais voltadas para a agricultura familiar, destacam-se o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar — Pronaf —, o benefício Garantia-Safra, o Programa de Aquisição Direta da Agricultura Familiar — PAA —, o Programa Nacional de Alimentação Escolar — PNAE.

Para ser caracterizada como agricultura familiar, a produção deve utilizar mão de obra de sua própria família nas atividades econômicas e a propriedade não pode ser maior que quatro módulos fiscais. A direção do empreendimento agropecuário deve ser realizada por membros da família.


















Fotos George Araújo & Marta Araújo 

RESULTADO FINAL DA ELEIÇÃO PARA O CONSELHO ESCOLAR 2023 DA EE PROF MARIA ARIOENE DE SOUZA - EEMAS

 


Fonte Comissão Eleitoral 

ESCOLAS ESTUDAIS DE CAMPO REDONDO ESTÁ REALIZANDO ELEIÇÕES PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO ESCOLAR NESTA TERÇA-FEIRA (25/07).

Foto: Sétima Direc Santa Cruz/RN.
Seja um representante de sua escola. Sua atuação é extremamente importante e possibilita que compartilhe suas ideias, que contribua para a tomada de decisões e aplicação dos recursos financeiros.

Pais, Professores, Estudantes, Funcionários são os segmentos que formam o Conselho Escolar.








Fotos: George Araujo 

#conselhoescolar 
#eleições #2023 
#comunidadeescolar 
#participação