SLIDES - EEMAS

terça-feira, 1 de novembro de 2022

REGULAMENTO DO TORNEIO INTERCLASSE DE FUTSAL MASCULINO 2022. OS JOGOS SERÃO REALIZADOS NOS DIAS 10 E 11 DE NOVEMBRO.

 

REGULAMENTO DO TORNEIO INTERCLASSE DE FUTSAL
CATEGORIA MASCULINO 2022


CAPÍTULO 1- DAS INSCRIÇÕES:
1.1. Podem participar do torneio intercalasse de Futsal da EEMAS os alunos que estiverem efetivamente matriculados, com mínima de 75% das aulas nesta Instituição de Ensino.

1.2. As inscrições dos alunos são efetivadas através de formulários próprios fornecidos pela Coordenação geral do torneio.

1.3. Cada equipe deve conter no mínimo 08 atletas e no máximo 10 atletas.

1.4. Quanto às regras, seguem as regras oficiais de Futebol de Salão, salvo alterações descritas neste regulamento.

1.5. Durante a competição o atleta não poderá ser inscrito e nem jogar em mais de uma equipe, sendo somente a primeira inscrição registrada e reconhecida pela comissão organizadora do torneio como válida.

1.6. As inscrições irão do dia 31/ 10/ 2022 ao dia 04/ 11/ 2022, na direção da escola ou com a coordenação do torneio.

1.7. Os formulários deverão ser preenchidos corretamente na plataforma virtual no google forms, no endereço https://forms.gle/BxMynVPobzUkPDgb8.

1.8. As equipes serão formadas por atletas de uma ou mais séries, de qualquer turma e turno.


CAPÍTULO 2 - SISTEMA DE DISPUTA

1.1. Os times participantes do torneio devem estar devidamente inscritos, na data correspondente ao prazo de inscrição, não sendo permitidas inscrições de última hora.

1.2. Participarão do torneio os alunos regularmente matriculados em qual quer série nos turnos matutino, vespertino ou noturno do Ensino Médio deste Estabelecimento de ensino, com qualquer idade, desde que estejam frequentando assiduamente as aulas, com frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

1.3. Os times serão divididos em dois grupos, por sorteio, que jogarão entre si, se classificando os 04 melhores pontuadores para semifinal.

1.4. O sistema de disputa será pontos corridos, onde todas as equipes de cada grupo jogam entre si, classificando-se o primeiro e segundo de melhor campanha para a disputa da semifinal. Ver (CAPÍTULO 7 – DAS TABELAS E HORÁRIOS DOS JOGOS).

1.5. Vitória 3 (três) pontos, Empate 1 (um) ponto e Derrota 0 (zero) nenhum ponto.

1.6. O tempo para cada jogo na fase de grupos será de 2 tempos de 10 minutos com intervalos de 2 minutos entre os tempos.

1.7. Nas fases semifinal, disputa de 3º e final, o tempo de cada jogo será de 2 tempos de 15 minutos, com intervalos de 3 minutos entre os tempos. Se ao final de cada partida os times ficarem no empate de gols, a partida será decidida por pênaltis, inicialmente com 5 (cinco) cobranças para cada equipe, permanecendo ainda o empate, cobranças um a um até haver o vencedor.

1.8. Classificam-se para a semifinal o 1º (primeiro) e 2º (segundo) colocados de cada grupo.

1.9. Disputará o 3º lugar os perdedores da fase semifinal. Os vencedores disputarão a final.

10. A equipe que não estiver apta a jogar no local da competição no horário estabelecido na tabela (depois de esgotado o tempo de tolerância que é de 5 minutos) será considerada perdedora por ausência (W x O). Se a outra equipe estiver em quadra em condições de jogo será declarada vencedora.

CAPÍTULO 3 - DOS JOGOS:

11. Para iniciar as partidas as equipes devem ter no mínimo 07 (cinco) atletas em quadra, todos devidamente identificados. A equipe que não apresentar o número mínimo de jogadores exigidos neste regulamento perderá a partida e os pontos para seu adversário.

12. As partidas serão paralisadas caso as equipes fiquem com 03(três) atletas em quadra, sendo este motivo por expulsão, exclusão ou por não ter quórum no banco de reservas para substituir um jogador contundido.

13. Todos os atletas devem obrigatoriamente usar os equipamentos adequadas à prática do Futebol de Salão, ou seja, caneleira (não obrigatória), calção ou bermuda, meias, camisas com numeração legível e tênis apropriado para a prática desta modalidade.

14. Toda equipe deverá obrigatoriamente ter um capitão ou um técnico para responder pela equipe.

15. Os jogos iniciarão pontualmente ás 13:00 no dia 10/11/2022 e às 13:20 no dia 11/11/2022 no ginásio de esportes Adautão.

CAPÍTULO 3 – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

1.1 . Os critérios de desempate obedecerão a seguinte sequência:

· Maior pontuação, maior saldo de gols, menor número de cartões e menor número de faltas.

CAPÍTULO 4 - CARTÕES:

1.1 Os cartões usados pela arbitragem nas competições são dois denominando-se:

Amarelo: Advertência. Os cartões amarelos serão cumulativos, sendo que o atleta que receber 3 cartões amarelos ficará automaticamente suspenso de uma partida.

Vermelho: Eliminação do atleta na partida e suspensão de um jogo.

CAPÍTULO 5 - PUNIÇÕES:

1.1. No caso de confusão prejudicando o bom andamento da partida, envolvendo as duas equipes ambas serão punidas e nenhuma delas pode pleitear a vitória do jogo (este caso é julgado conforme relatório do arbitro).

1.2. O atleta poderá ser impedido de participar de uma partida ou todo o torneio a pedido da direção, coordenação pedagógica, professor ou coordenação do evento, por motivos de indisciplina nas aulas, no colégio, ou outro motivo que justifique tal fato.

1.3. Os Árbitros têm plena autoridade nas quatro linhas, livre para tomar decisões não cabendo recurso ou reclamações contra suas resoluções.

1.4. O atleta, o técnico e até mesmo o diretor da equipe, que agredir moralmente, fisicamente ou ameaçar qualquer participante do evento esportivo, inclusive o arbitro será julgado pela coordenação do evento e sua equipe poderá ser desclassificada da competição, dependendo da gravidade.

CAPÍTULO 6 - DAS PREMIAÇÕES:

1.1. As premiações serão distribuídas da seguinte forma:

1.2 1º lugar: medalhas na cor dourada e premiação em dinheiro no valor de $100,00.

1.3 2º lugar: Medalhas de cor prata e brinde no valor de $60,00.

1.4 3º lugar: Medalhas de cor bronze e premiação no valor de $30,00.

1.5 Receberão medalhas douradas o artilheiro e o goleiro menos vazado.

1.6 Serão premiados com uma medalha os técnicos da equipe campeã e vice-campeã.

CAPÍTULO 7 – DAS TABELAS E HORÁRIOS DOS JOGOS

Tabela dos Jogos


CAPÍTULO 8 - DAS RESPONSABILIDADES:

1.1. A organização do torneio não se responsabiliza por nenhum acidente que possa ocorrer com qualquer participante, ficando assim esta responsabilidade para os atletas ou responsáveis das equipes.

1.2. As equipes inscritas no torneio têm o dever de conhecer e concordar com o regulamento da competição e as regras da modalidade esportiva, submetendo-se sem reserva ao regulamento.

1.3. Só poderão permanecer dentro de quadra durante os jogos: os atletas das equipes estiverem jogando, a arbitragem, os técnicos responsáveis pelas equipes que estiverem jogando e a comissão organizadora do torneio.

COMISSÃO ORGANIZADORA:
Coordenador geral: Professor Reginaldo Moura.
Coordenador de checagem e anotações de dados: José George.
Coordenador geral de arbitragem e cumprimento do Regulamento: Professores de Educação Física *****