SLIDES - EEMAS

HOMENAGEM ÀS MÃES DA EEMAS

sábado, 28 de abril de 2012

Alunos da rede estadual conquistam primeiro lugar em feira internacional

Os três estudantes potiguares que participaram da Feira Internacional de Empreendedorismo Produtivo, Ciências e Cultura do Equador, durante esta semana, vão trazer muito mais do que a experiência de participar de um evento internacional. Eles conquistaram o primeiro lugar geral na feira, entre os projetos de estudantes do Brasil, Equador, Peru e Uruguai, por terem desenvolvido o seu próprio sistema de energia eólica. Como premiação, receberam troféu e U$ 1.500,00.

Jonas, Marcondes e Flávia Kaliny cursam o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual 11 de Agosto, de Umarizal. Eles viajaram para o Equador no último domingo, 23, ao lado do professor José Everton Pinheiro, com todos os custos da viagem assumidos pela Secretaria de Estado da Educação.
Entusiasta do projeto, a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, ficou feliz com a conquista. "O resultado alcançado por esses alunos nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Eles servem de exemplo para todos os estudantes da rede pública e o papel da secretaria é continuar investindo na iniciação científica para que novos talentos sejam revelados.", concluiu.

Os alunos de Umarizal já haviam participado, no último mês de março, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Febrace, realizada na USP, em São Paulo. Lá eles foram selecionados pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento para o evento no Equador, que termina neste sábado, 28. O grupo desembarca no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, na noite deste domingo, 29.

Fonte: Portal do RN

sexta-feira, 27 de abril de 2012

ENCONTRO PEDAGÓGICO DA ESCOLA EEMAS

 
PAUTA DE REUNIAO

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ARIOENE DE SOUZA- ENSINO MÉDIO

DATA- 27/04/2012

PAUTA DO ENCONTRO PEDAGÓGICO

PARTICIPANTES: EQUIPE GESTORA E PEDAGÓGICA

OBJETIVO: DISCUTIR ASSUNTOS RELEVANTES PARA O BOM FUNCIONAMENTO DA ESCOLA.

PAUTA A SER DISCUTIDA

1- REFLEXÃO

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

                                                 Rubem  Alves

2- PROPOSTA DE PROJETO PARA DIMINUIR  A INDISCIPLINA DO ALUNO

3- LIDERES DE SALA DE AULA

4- GRÊMIO ESTUDANTIL

5- RÁDIO (proposta)

6- FANFARRA  DA ESCOLA (proposta)

7- DIA DAS MÃES  ( sugestões)

"Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"

Gabriel Chalita

Oficinas práticas do Curso de Formação no AEE em Sala de Recursos Multifuncionais

No último dia de encontro do Curso de Formação no AEE em Sala de Recursos Multifuncionais foi marcado pelas apresentações da Oficinas de Práticas na confecção de objetos pedagógicos que podem ser adaptados a alunos com necessidades especiais, além disso cada grupo elaborou um Relatório de ações a serem tomadas nas escolas diante de circunstâncias em que surjam alunos com deficiências físicas, auditivas, visuais ou outras matriculados nas escolas públicas.

CURSO DE FORMAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO RN – DEFICIÊNCIA FÍSICA

PRÁTICA DE CONFECÇÃO DE RECURSOS

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Responsáveis: T.O. Cláudia Galvão e T.O.Angela Santos

SOLUÇÕES PROPOSTAS DE RECURSOS: Acessibilidade ambiental, Adaptação dos utensílios, Solução de recursos pedagógicos, Sistema de comunicação alternativa.

*Soluções de posicionamento e adequação postural e auxílios de mobilidade.

1- PLANO INCLINADO (GRUPO)

O aluno mantém a cabeça caída para baixo e para frente, e devido ao déficit de controle cervical e não tem coordenação motora para sustentar um livro na mão durante a leitura.

Construam um equipamento para dar suporte as atividades escolares.

2- Confeccionar alguma adaptação de utensílios (individual)

Material disponível:EVA,borracha, plástico, espuma, elástico, etc.

Situações possíveis:

1- Polegar dificulta pinça, pois fica dentro da palma da mão

2- Mão há movimentação nos dedos

3- Déficit de força de preensão (pinça)

4- Dificuldade em manter o lápis na mão sustentando-o.

3- Confeccionar material pedagógico: Aluno com dificuldade para orientação temporal (grupo)

Encontrar solução através de elaboração de jogo para que seja iniciado primeiros conceitos da orientação temporal.

Sugestão: Vocês podem trabalhar com a rotina do aluno, duração e sucessão do tempo, conceitos de tempo, ontem, hoje, dias da semana,meses...

DICA DE LEITURA: Ais da Alma do Poeta Mário F Sobrinho de Jardim do Seridó


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Pedidos de Livros pelo Fone:
( 84 ) 9921 - 7344 ( Jardim do Seridó )

LIVRO DE MARIO 001LIVRO DE MÁRIO 002
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Um livro indicado por mim e aprovado. Mário é formado em História e tenha larga experiência na Educação do RN.

Homenagem e despeida dos cursistas do Curso de Formação no AEE aos funcionários do restaurante do Monza Palace

CURSO DE FORMAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO RIO GRANDE DO NORTE

HOMENAGEM A(OS) FUNCIONÁRIA(OS) DO RESTAURANTE MONZA PALACE HOTEL – NATAL-RN

“A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, aos amigos, de nossos defeitos e de nossas qualidades”. (Millôr Fernandes)

LADAINHA DA SAUDADE

Senhor tende piedade de nós.

Jesus Cristo tende piedade de nós.

Senhor tende piedade de nós.

Das tortas de bolacha Maria, Livrai-nos Senhor.

O pudim de leite, daí-nos Senhor.

Do doce de leite, livrai-nos Senhor.

A sopa de todos os leites, daí-nos Senhor.

Do peixe a dorê, livrai-nos Senhor.

A torta de abacaxi, daí-nos Senhor.

Das comidas com derivados de leite, daí-nos Senhor.

O camarão ao molho, daí-nos Senhor.

Do café da tarde, livrai-nos Senhor.

A variedade das tapiocas, daí-nos Senhor.

A salada artesanal, daí-nos Senhor.

A picanha com fritas aos domingos, daí-nos Senhor.

O café com bolo após o jantar, daí-nos Senhor.

AMÉM.

Esta foi apenas uma brincadeira, para demonstrar um pouco do carinho que cultivamos por vocês.

E com as bênçãos divinas, vamos repassar uma receita que denominamos de:

BOLO DO RECONHECIMENTO

Passo a passo:

Pega-se duas xícaras do carisma de ISAAC; uma colher da amizade de GENIVAL e também uma colher bem cheia da observação de CARLOS; bem como duas xícaras da compreensão de VALDOMIRO (JAPI) e uma colher bem cheia da simpatia de ROSANGELA.

Mistura-se aos poucos, acrescentando o carinho de THIAGO; o compromisso de SIDNEY, a gentileza de WEVERTON e a competência de EZEQUIEL.

Leva-se ao forno para assar e depois de pronto, recheia-se com o dinamismo de JHONATAN e a agilidade de Antonio. Cobre-se com a criatividade de WELLINGTON e coloca-se na mesa para servir.

Que essa equipe maravilhosa, possa distribuir fatias do BOLO DO RECONHECIMENTO com todos que por aqui passarem.

“Quem parte leva saudades de alguém, que fica chorando de dor. Por isso não quero lembrar quando partiu meu grande amor. Ai ai ai ai ai ai, está chegando a hora, o dia já vem raiando meu bem, eu tenho que ir embora”.

Muito obrigado(a) e que Deus ilumine a vida de vocês!!!

Natal, 26 de abril de 2012.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Penúltimo dia de encontro do Curso de Formação no AEE

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O penúltimo dia de encontro do Curso de Formação no AEE – Mobiliário para deficiência física e mental foi conduzido pelas  professoras Claudia Galvão e Ângela Silva que enfocou basicamente questões Práticas do Uso do Mobiliário que as ecolas regulares poderão dispor para garantir a inclusão de alunos para se apropriarem da aprendizagem.

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MATERIAIS PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS

ATIVIDADES

1. Cada um cursista confeccionará uma adaptação de objeto escolar.

2. Confeccionar uma prancha temática.

3. Elaborar e planejar uma situação ambiental para receber o aluno na escola – Barreira Arquitetônica – Tarefa Grupal.

4. Confeccionar material pedagógico paratrabalhar na SRM – Tarefa Grupal.

  • Projeto escrito;
  • Confecção do material.

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terça-feira, 24 de abril de 2012

13º dia de Encontro do Curso de Formação no AEE–Deficiência Física

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Nesta manhã tivemos a continuação do Curso de Formação no AEE que trata especificamente sobre a Deficiência Física com o formador Ricardo Lins, que abordou questões primordiais asLeis de Acessiblilidade nas escolas.

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1. Acessiblidade Ambiental

  • Sinalização tátil de alerta em obstáculos suspensos;
  • Mobiliário Urbano;
  • Gabinete telefônica;
  • Bancas de jornais e revistas;
  • Altura de janelas;
  • Altura de dispositivos;
  • Banheiro acessível.

2. Programa Escola Acessível

3. Exibição de 2 vídeos sobre Acessibilidade.

O professor Ricardo Lins sorteiou 10 livros para as DIREDs presentes no curso e assim ele encerrou sua participação.

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E queremos aqui deixar os nossos agradecimentos pela grande contribuição do professor Ricardo Lins que de uma forma carinhosa e humilde, conduziu muito bem os trabalhos.

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Já no período da tarde, quem comandou foi a formadora Claudia Galvão que fez uma abordagem mais técnica da Prática de Recursos Pedagógicos – Tecnologia Assistiva.

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UFRN 2013: aberto período para solicitar isenção de taxa

Benefício é exclusivo para quem estuda ou estudou em escola pública.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começou nesta segunda-feira, 23 de abril, a receber pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2013. As solicitações podem ser feitas até 21 de maio, pelo site da Comperve/UFRN.

A isenção de taxa pode ser solicitada pelos candidatos que cursaram do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e o ensino médio em escolas da rede pública ou no Conselho Nacional da Assistência Social e/ou Estadual e Municipal, como filantrópicas. No caso do ensino médio, também se encaixam os estudantes que estão no último ano.

Quem conseguiu isenção de taxa no Vestibular 2012 e não efetuou a inscrição ou faltou a uma das provas não poderá solicitar o benefício novamente. O número de isenções da taxa de inscrição será definido pelo Conselho de Administração da UFRN.

Depois de enviar eletronicamente o formulário de inscrição, os solicitantes precisam imprimir o comprovante e o requerimento de isenção, para enviá-los junto com os documentos listados no Edital de Isenção, até 22 de maio. Os documentos devem ser entregues na sede Comperve, das 7h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h30, ou enviados pelos Correios, com Aviso de Recebimento, para o seguinte endereço:

Comissão Permanente para o Vestibular (COMPERVE/UFRN)
BR-101, Campus Universitário, Lagoa Nova
Natal/RN, CEP: 59078-970

O resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2013 será divulgado a partir do dia 09 de julho. A UFRN ainda não informou quando serão abertas as inscrições.

Enem

Na semana passada, a UFRN decidiu que a partir do Vestibular 2013 metade das vagas dos cursos de graduação será preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012). A intenção é aderir integralmente ao SiSU a partir do Vestibular 2014.

Por Adriano Lesme

AULAS DE BIOLOGIA DO TURNO NOTURNO DA EEMAS

 

A PROFESSORA DE BIOLOGIA MARINETE BORGES DO TURNO NOTURNO DA ESCOLA EEMAS TEM USADO O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO, ONDE O ALUNO APRENDE OS CONHECIMENTOS ATRAVÉS DA PRÁTICA DE EXPERIMENTOS.

Fonte: Blog da Tia Mônica

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Programa Conquista RN é lançado nesta segunda-feira (23)

 

O Programa Conquista RN foi aberto hoje (23), 8h, no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy, pela secretária estadual da Educação, professora Betania Ramalho.

O programa irá formar as primeiras turmas de educadores que trabalharão em todo o Estado para corrigir a distorção, ainda existente, em termos de idade/série para muitos jovens do Ensino Médio.

A secretária estadual da Educação, professora Betania Ramalho, destaca a iniciativa como uma ação que visa corrigir a distorção Idade – Série – Situação, que afeta um elevado número de jovens e adultos que não concluíram na idade certa o Ensino Médio. "E a oportunidade para que todos esses alunos consigam o passaporte para a conquista de um futuro melhor, abrindo novas portas para o mercado de trabalho e a realização do ensino superior", disse Betania Ramalho.

A programação terá, após a abertura, a palestra do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renato Nogueira.

O curso inicial de formação prosseguirá até sexta-feira (27), quando acontece a palestra da professora da Fundação Cesgranrio, Tereza Penna Firme.

O programa é desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e utilizará em seu método de ensino o sistema de tele-salas.

Conquista RN irá beneficiar, inicialmente, a mais de 10 mil estudantes de Ensino Médio.

Fonte: Portal da Educação do RN

12º dia do Curso de formação no AEE- Deficiência Física

 

PELA MANHÃ DISCUTIMOS QUESTÕES  SOBRE O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO  AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA REGULAR , EM RELAÇÃO A  ACESSIBILIDADE, AS   ADEQUAÇÕES E USO DE MOBILIÁRIO.

FDF

Formadores: Ângela, Ricardo e Cláudia.

AINDA SE PENSOU SOBRE A ORGANIZAÇÃO AMBIENTAL E PEDAGÓGICA DA SALA DE AULA, ABORDANDO OS SUBTEMAS:

  • Responsabilidade Pedagógica;
  • A interdisciplinaridade;
  • A relação com a família e a troca de informações.

ATENÇÃO AS NECESSIDADES COM O DF:

  • Avaliação inicial do aluno;
  • Formas de agrupamento p/ aprendizagem;
  • Horários a serem respeitados;
  • Espaços e momentos de atividades.

ASPECTOS METODOLÓGICOS:

  • Tipo de atividade proposta;
  • Sequênciade tarefas;
  • Utilizar materiais adequados;
  • Evitar atividades que fruste os alunos;
  • Observar os interesses e motivações;
  • Utilizar outros espaços de aprendizagem.

MOBILIÁRIO PARA ALUNOS COM DF: