(ESCOLA ESTADUAL PROFª MARIA ARIOENE - 1ª A 3ª )
escolaeemas@yahoo.com.br
CAMPO REDONDO, RN
Partindo da premissa que a “arte faz parte da
nossa vida”, e que o ser humano já nasce dotado deste saber, a Escola
Profª Maria Arioene de Souza em parceria com o professor de Português
Marcos Antonio e a professora de Arte Marta Araújo, iniciaram um projeto
que vem revitalizado os ambientes escolares e o mesmo tempo
incentivando os alunos do Ensino Médio a desabrocharem a arte nata que
existe dentro de cada ser humano através da pintura em painéis e nas
paredes da escola.
Este projeto originou-se quando o professor de língua portuguesa realizou uma oficina de arte moderna em sala de aula, no qual, trabalhou as tendências artísticas do início do século XX (cubismo, expressionismo, dadaísmo, surrealismo, futurismo, fovismo) entre outras. Observou-se que os alunos tinham habilidades em retratar obras de artistas famosos como Tarsila do Amaral, Pablo Picasso (citar outro artistas)
Assim, a Oficina de Arte Moderna “A arte Descobrindo Talentos e Transpondo Muros”, permeia pela multiplicidade da perspectiva que compõe o artista contemporâneo, mas que também reconhece o valor da vanguarda histórica da pintura em toda sua conjuntura. Visto que, neste sentido, a escola contribuir para o despertar de futuros profissionais instigando-los para o mercado de trabalho, assumido-se como sujeitos capazes de apreciar criações artísticas em tempo e espaço identificando as tendências que compõe, além de expor de forma crítica o que visualiza.
Este projeto originou-se quando o professor de língua portuguesa realizou uma oficina de arte moderna em sala de aula, no qual, trabalhou as tendências artísticas do início do século XX (cubismo, expressionismo, dadaísmo, surrealismo, futurismo, fovismo) entre outras. Observou-se que os alunos tinham habilidades em retratar obras de artistas famosos como Tarsila do Amaral, Pablo Picasso (citar outro artistas)
Assim, a Oficina de Arte Moderna “A arte Descobrindo Talentos e Transpondo Muros”, permeia pela multiplicidade da perspectiva que compõe o artista contemporâneo, mas que também reconhece o valor da vanguarda histórica da pintura em toda sua conjuntura. Visto que, neste sentido, a escola contribuir para o despertar de futuros profissionais instigando-los para o mercado de trabalho, assumido-se como sujeitos capazes de apreciar criações artísticas em tempo e espaço identificando as tendências que compõe, além de expor de forma crítica o que visualiza.