A Escola Estadual Maria Ariaoene de Souza realizou no dia 1º de novembro de 2017 uma importante excursão a histórica cidade de Areia - Paraíba. A aula de campo foi idealizada em conjunto com os professores da escola na Formação Continuada com recursos do PIP - Projeto de Inovação Pedagógica, que proporcionou aos alunos das 1ª série dos turnos matutino, vespertino e noturno uma rica experiência na cultura e tradição da cidade Areia no estado da Paraíba distante 130 km de Campo Redondo.
Os estudantes visitaram o engenho Triunfo, grande produtor de cachaça; o Museu do Brejo Paraibano na Universidade Federal da Paraíba; A primeira Igreja Católica de Negros da Paraíba; O primeiro teatro da Paraíba e ainda o Museu do pintor Pedro Américo e passearam pelas ruas históricas de Areia, que é considerada um patrimônio histórico do estado paraibano.
Saiba mais informações sobre a cidade de Areia (Paraíba)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Aniversário 18 de maio
Fundação 18 de maio de 1846 (171 anos)
Gentílico areiense
Prefeito(a) João Francisco Batista de Albuquerque (PSDB)
(2017–2020)
Localização
Localização de Areia na Paraíba
AreiaLocalização de Areia no Brasil
Municípios limítrofes Arara, Serraria, Pilões ao NORTE, Alagoa Grande, Alagoa Nova ao SUL, e Remígio ao OESTE E Alagoinha ao LESTE.
Características geográficas
Densidade 86,05 hab./km²
Clima Não disponível
Indicadores
Página oficial
Areia é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na microrregião do Brejo Paraibano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2015 sua população era estimada em 23.110 habitantes. A área territorial é de 266,569 km².
Com muitas riquezas naturais, situada em local elevado, Areia, no inverno, é coberta por uma leve neblina, e suas terras possuem diversas fontes e balneários aquáticos.
É também muito conhecida por suas riquezas culturais, particularmente o Museu de Pedro Américo, com inúmeras réplicas dos quadros do mais célebre cidadão areiense - entre elas a famosa obra "O Grito do Ipiranga", encomendada a ele por Dom Pedro II, e o Museu da Rapadura, localizado dentro do Campus da UFPB na cidade, onde o turista pode observar as várias etapas da fabricação dessa iguaria e dos outros derivados da cana-de-açúcar, como a cachaça, sendo a areiense muito conhecida exteriormente por seu incomparável sabor. Areia foi considerada por muito tempo como "Terra da Cultura" tendo seu teatro - o "Theatro Minerva" - sido edificado 30 anos antes que o da capital do Estado da Paraíba. Para aquela cidade hospitaleira, de invernos rigorosos, convergiam estudantes de toda a região, sendo expoentes deste tempo a Escola de Agronomia do Nordeste, o Colégio Santa Rita (Irmãs Franciscanas, alemães) e o Colégio Estadual de Areia (antigo Ginásio Coelho Lisboa). Seus filhos se destacavam em todos os concursos de que participavam. Carminha Sousa e Laura Gouveia eram reconhecidas pela capacidade de educar e formar pessoas na língua portuguesa.