Depois de um delicioso mês de descanso das aulas, quando as crianças puderam passear, ficar em casa, dormir até mais tarde, brincar muito e, com sorte, até viajar, é hora de voltar para a escola. O processo da readaptação que ocorre agora no meio do ano costuma ser mais simples do que o início das aulas em fevereiro, afinal, as crianças não ficaram tanto tempo longe da escola. Mesmo assim, não custa, nessa semana que antecede o retorno à rotina, preparar seu filho para rever professores e colegas.
Ajuste a rotina
Como durante as férias a tendência é que os horários sejam menos rígidos e as crianças (e você) não tenham hora certa para comer e acordar, o primeiro passo é retomar, gradativamente, a rotina do período escolar. Para as crianças e os jovens que estudam de manhã, e que podem ter mais dificuldade em acordar, é importante reajustar o horário que ela acostuma acordar para ir à aula aos poucos.
A aula
Do ponto de vista prático, uma boa aula é um cruzamento de quatro linhas de força. A primeira diz respeito a você. A segunda é o conteúdo em si. A terceira está nas condições externas (ambiente, barulho externo, iluminação, calor, conforto da sala etc.). A quarta e mais importante diz respeito aos alunos.
Fonte RevistaCrescer