Tema: Campo Redondo 59 anos – faço parte dessa história
Título: Campo Redondo, de tragédias naturais a tragédias sociais.
Era o dia 1° de abril de 1981, na pequena cidade de Campo Redondo, no interior do Rio Grande do Norte. Um telefonema neste dia chuvoso, parecia mais uma piada do dia 1° de abril. Uma senhora telefonista chamada Maria de Fátima, talvez naquele momento não chegasse a conclusão em sua mente, que um telefonema poderia chegar a salvar centenas de vidas. Naquele mesmo dia por volta das 17:30, foi dado um telefonema para o prefeito da cidade se Santa Cruz, relatando o rompimento da parede principal do açude Mãe d'água. Após o rompimento da parede, as águas tomaram um proporção catastrófica no Rio Trairi, indo em direção a cidade de Santa Cruz. Antes de chegar a cidade mencionada acima, a força da água não passou despercebida pela cidade Campo Redondo, que ao saber daquilo, ficaram desesperados ao saber que muitas de suas casas iriam ser destroçadas e que seus filhos não teriam onde dormir naquele e em muitas noites futuras.
A uma pequena história local que ouço desde que era menino, que relata que um casal de idosos foi encontrado juntos um perto do outro, quando a enchente diminuiu e começaram as buscas. Não posso afirmar que essa história é verdadeira, podendo ser um conto local que passou de geração para geração. Na cidade de Santa Cruz, o telefonema de Maria de Fátima chegou até eles, que se tratando do dia 1° de abril, não acreditaram, devido a insistência da telefonista da cidade de Campo Redondo, as autoridades alertaram as pessoas que por sua vez, resolveram proteger o seu bem mais valioso, a família. Uma atitude rápida como uma ligação, salvou a vida de centenas de pessoas.
Passando tempos de reconstrução, desenvolvimento e cuidados para reparar os danos daquela tragédia natural, os moradores de Campo Redondo tiveram que se estabilizar durante muito tempo com uma qualidade de vida precária, onde com o passar dos tempos, seria diminuída a lacuna aquela enchente deixaria. Anos foram passando e a nova tragédia não era natural, e sim, social. Corrupção, intolerância religiosa, homofobia... são muitas das coisas que acompanharam a cidade de Campo Redondo para os dias atuais. É difícil crescer vendo pessoas que eu gosto eu respeito muito, sendo colocadas como aberrações por não seguirem a religião predominante daquela cidade (catolicismo, protestantismo), uma orientação sexual considerada a correta (hétero), e ainda sofrerem com a corrupção de políticos horríveis, que tiraram muito de pessoas que tinham pouco.
No mundo existem milhares de religiões, e as pessoas deveriam saber que pelo motivo que elas seguem determinada religião, outras pessoas também tem motivo para seguir outras ou nenhuma religião, transferindo aquilo que elas acreditam, mostrando sua ética e moral como ser humano. Ninguém é obrigado seguir algo, por você a acreditar que isso é o correto, se você acha aquilo o melhor para sua vida, continue, a vida é muita curta para não viver da forma que te deixa bem. Agora, a partir do momento que você estabiliza em sua mente, que a pessoa que não segue o que você segue, deveria ser tratada com indiferença, seus conceitos estão totalmente deturpados por uma classe de pessoas que usam a religião para controlar a sociedade. Viva sabendo que as pessoas são diferentes. Aceite, respeite e cresça como ser humano.
A homofobia é pregada por pessoas que acham que tem mais direitos que outras, por ser uma pessoa que tem uma orientação sexual considerada como o padrão que a sociedade se dispõe a seguir. Crescer vendo pessoas boas sendo mutiladas pela sociedade, por nada, te deixa uma pessoa mais fria e dura, ao saber a realidade que o mundo te julga não por você ser ruim ou bom, mas sim, pela tabela das coisas que eles colocam como certo ou errado. Campo Redondo, é cheio de hipocrisia e dissimulação, e ao passar dos dias, meses e anos, a sua história se submete também a declinação de respeito ao próximo, colocando correntes nas pessoas de sua cidade.
Esquemas de corrupção deturparam a história de Campo Redondo, afetando pessoas que passaram parte de suas vidas, trabalhando para levar golpes de todos os lados. Dor, brigas, preconceitos, dentre muitas outras coisas ruins, consolidam a história de Campo Redondo. Eu poderia chegar e falar das coisas boas, mas o mundo é difícil justamente pelas pessoas esconderem os problemas e achar que vivem em um conto de fadas, mas não é assim que as coisas são.
Autor Patrick Kauê Pereira Dantas(Bruce)