Na visita, pudemos perceber de perto o quanto nós, seres humanos contribuímos drasticamente para a produção de resíduos sólidos. O lixão a céu aberto não é o destino mais adequado e sustentável para tal. Mas, infelizmente é a realidade do nosso município e a maioria das pequenas cidades do nosso país.
Refletindo na e pela perspectiva da Educação Ambiental, devemos instigar nossos estudantes para serem capazes de pensarem em situações "adequadas" ao equilíbrio ambiental e sensibilizá-los a ajudar a resolvê-las.
Partindo deste pressuposto, consideramos a importância de tratarmos a temática sócioambiental: lixo, oferecendo subsídios para que cada aluno compreenda sua postura perante o meio em que está inserido, contribuindo para que a mudança comportamental reflita de forma positiva em colaborar para que a sociedade seja ambientalmente sustentável; protegendo e preservando toda forma de vida no planeta. Em outro momento, iremos propor possíveis "soluções" acerca do tema gerador da aula, apartir da realidade local.
Conceitos partilhados na aula: chorume, coleta seletiva, poluição do solo e águas ( açude público), trabalho dos catadores de lixo, sustentabilidade.
Informações da professora Ana Karenine sobre o tema.