SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ARIOENE DE SOUZA
7ª DIRED – SANTA CRUZ/RN
A Escola Estadual Professora Maria Arione de Souza - EEMAS realizou nesta última quarta-feira, dia 05 de junho de 2024, uma importante palestra na Biblioteca Escolar Maria Salete Gomes Moreno para os estudantes da primeira turma de concluintes do Ensino Médio Integral e Potiguar com o tema: Projeto Realizando Escolhas 2024 das disciplinas Projeto de Vida e Geografia dos professores Marta Araújo e Linduarte Marinho.
A palestra contou a participação da cirurgião-dentista Ana Alves, da Nutricionista Amanda Ariel, do Advogado e Enfermeiro Sergio Costa, da professora e doutora Márcia Rejane e do fisioterapeuta Frank Jones(Juquinha).
JUSTIFICATIVA
Um dos grandes desafios que os estudantes enfrentam, especialmente ao final do Ensino Fundamental e ao longo do Ensino Médio, é lidar com os sentimentos e pensamentos sobre o futuro, uma vez que, embora se possa fazer planos, implementá-los sempre é uma tarefa difícil e incerta. Quando se considera um adolescente, as incertezas sobre o futuro tendem a ser ainda maiores tendo em vista que, socialmente, se espera dele ou dela definições complexas sobre os diversos temas da vida em um momento em que mudanças físicas, psicológicas e sociais estão em pleno vapor.
Nesse contexto, a Lei do Novo Ensino Médio e regulamentações complementares foram construídas para buscar restituir o significado da escola para as juventudes. Essa ação seria por meio da ampliação das oportunidades de escolha dos jovens sobre o que eles estudarão no Ensino Médio, de modo que a escola se aproxime mais de seus interesses e sonhos e possa, de fato, “acolher as juventudes” em sua diversidade (BRASIL, 2018). Essas escolhas precisam ser feitas com base nos interesses dos estudantes. (MELHORAR)
OBJETIVO GERAL
promover a aprendizagem dos jovens com relação ao processo de fazer escolhas e tomar decisões, como por exemplo dos itinerários de aprofundamento que irão cursar e, assim, tomar decisões e planejar o futuro pós Ensino Médio de modo mais seguro e consciente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Contemplar diferentes vozes e apostar no protagonismo.
• Criar sentimento de pertencimento aos processos escolares.
• Possibilitar uma percepção mais concreta de seus interesses e demandas nas ofertas de itinerários formativos.
• Planejar ações e tomadas de decisão.• Desenvolver competências.
• Estruturar seus projetos de vida.
• Orientar-se para o mundo do trabalho.
DESENVOLVIMENTO
• Apresentação da Trilha
• Breve explicação sobre os interesses profissionais na tipologia RIASEC, como eles podem ajudar no autoconhecimento e reflexão sobre eles não serem estáticos ou determinantes sobre qual futuro se deve seguir.
• Preenchimento de instrumento avaliativo na Plataforma (Instituto Ayrton Senna).
• Apresentação e orientações sobre como aprofundar a interpretação dos relatórios, e pensar possibilidades de próximos passos a depender do nível de atuação de cada um.
• Roda de conversa com profissionais. Para falarem de suas profissões.
• Amostra de profissões.
RECURSOS UTILIZADOS
Sala de multimídia: Aparelho de som, projetor, computador,
CULMINÂNCIA
A culminância do projeto acontecerá na escola EEMAS com uma amostra de profissões.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades relacionadas possuem caráter flexível podendo ocorrer mudanças no decorrer do ano letivo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Instituto Ayrton Senna. realizando-escolhas-modelo-pedagogico.pdf
EQUIPE GESTORA
Rejane Simone Soares
Diretora
Islândia Marisa Santos Bezerra
Vice-Diretora
Francisca Marta da S. A. Alves
Linduarte Marinho
Projeto Realizando Escolhas 2024
Realização
Disciplinas: Projeto de Vida e Geografia