SLIDES - EEMAS

quinta-feira, 13 de abril de 2023

LEIA O TEXTO "MINHA CIDADE TEM HISTÓRIA E EDUCAÇÃO" DA ALUNO ISAAC LUIZ SOARES DE VASCONCELOS QUE OBTEVE O 2º LUGAR NO CONCURSO DE NARRATIVAS: "MINHA CIDADE TEM HISTÓRIA E MEMÓRIA"


Título: Minha cidade tem história e educação

Para iniciarmos a história de Campo Redondo é necessário apresentarmos o fundador desse local, Francisco José Pacheco, dono da fazenda de gado conhecida por Campo Redondo, e assim dando origem a nosso município.

Mas também a educação é algo importante para o desenvolvimento da cidade, por isso contarei a história das escolas do município, por isso falaremos da Escola Estadual Maria Arioene de Souza, na qual os fundadores dessa escola podem ser considerados o deputado José Marcílio, José Alberany e Francisca Maria. Os três sendo muito importante para que o governo implantasse a escola. Sendo José Alberany irmão de Maria Arioene, e então, pediu a homenagem, por isso, Maria Arioene é considerada Patrona do local.

Maria Arioene (1942-1978), professora municipal (Do atual Aída Ramalho) e particular (Em casa) além de supervisora pedagógica. É conhecida por “patrona”, devido a homenagem, como foi dito antes. Morreu jovem devido a diabete juvenil.

A escola começou a ser construída a partir de 1981 quando o prefeito era Manoel Severino Brilhante, conhecido como Dedinho, porém apenas foi fundada em 08 de março de 1982, na gestão do prefeito Aluisio Eloi Rodrigues, conhecido como Alu, pelo Ato de Criação nº 8.347.

E teve como principais acontecimentos a fundação, em 1982, a expansão e reforma. Além do incêndio a uma sala de aula em 2003, que no período da reforma transformou-se na biblioteca, e a queda da laje da cisterna em 2019, no período junino, no dia 18 de junho.

A primeira diretora foi a senhora Maria das Dores, apelidada carinhosamente de Dorinha e sua posse aconteceu no dia 04 de março, a gestão dela foi a mais longa de 1982 a 28 de fevereiro de 1995, 13 anos a frente da direção e está atualmente aposentada; a segunda diretora foi a senhora Edna Freire e a posse no dia 28 de fevereiro de 1995 e sua gestão prosseguiu até o ano 2000; a terceira diretora foi Francisca Maria(Tita) e sua gestão aconteceu de 2001 a 2003; o quarto diretor foi José Ivanildo(Nego de Odilon) e sua gestão foi curta em apenas no ano de 2003; a quinta diretora foi Edenilda Martins que atuou de 2004 a 2005 ela que tinha gestão da escola; a sexta diretora: Francisca Mônica que teve duas gestões: 2006 a 2009 e 2012 a 2016; Sétimas: Rita Luziete e Rejane Simone, sendo que Rita foi de 2010 a 2011, Simone apenas 2011. Oitava diretora foi a professora Francisca Mônica que passou por duas gestões: de 2006 a 2009 e de 2012 a 2016 através do processo de Eleição; A nona diretora foi a professora Francisca Marta que fez sua gestão de 2017 a 2019 também passou pelo processo de eleição direta; o décimo diretor foi o professor Reginaldo Moura que ficou na gestão escolar no período de 2020 a 2022 através do processo de eleição direta; E a décima primeira e atual diretora é a professora Rejane Simone que assumiu a direção com posse no início de janeiro de 2023, e é a atual diretora.

Podemos citar a qualidade dos estudos que a população, que antes da fundação necessitava ir de ônibus a Santa Cruz para completar o ensino médio. Isso causava nervosismo e ansiedade devido aos perigos que podiam acontecer, e assim, não tendo uma boa qualidade de ensino. Sendo assim, a nossa escola mudou a cidade, e com isso, as pessoas, que conseguem ter um ensino melhor e focar melhor o seu tempo para coisas mais importantes, como estudo mais aprofundado, por exemplo. Por isso agradeço a todos que se esforçam para que esse ensino tenha qualidade, como professores, gestores e muito mais. E assim encerramos nossa narrativa sobre o Maria Arioene.

As demais escolas, gostaria que também tivesse um bom aprofundamento, porém, isso não seria das melhores coisas a se fazer em um texto rápido, por isso, fique com esse breve resumo das escolas.

A Escola Estadual Dr. José Borges de Oliveira fica localizada no município de Campo Redondo/RN. A história da Escola começou em 1968 quando a Secretaria Estadual de Educação construiu em um terreno doado pela Prefeitura Municipal o Grupo Escolar Dr. José Borges de Oliveira que atendia a uma clientela de alunos da 1ª a 4ª série. Após alguns anos a e com a procura imensa de vagas, comprovando que a Escola sempre desempenhou o seu papel social na comunidade, expandiu-se o 1ª grau menor (como era denominado na época), hoje anos iniciais, começando gradativamente a atender alunos de 5ª a 8ª série.

A Escola Municipal Aída Ramalho Cortez foi fundada em 1970 pelo nome de Grupo Escolar Jarbas Bezerra e está localizada na Rua Presidente Kennedy, conhecida rua do Alto. Depois chamada de Escola Municipal Aída Ramalho Cortez Pereira de Araújo. Atualmente chamada Escola Municipal Aída Ramalho Cortez.

A Escola Municipal José Marcílio Furtado de Campo Redondo foi fundada em 11 de maio de 1987, e está localizada no Conjunto Lauro Maia e tem a seguinte filosofia: “Nossa filosofia é educar, partindo do princípio prática-teoria-prática, em busca da construção de uma sociedade mais justa, igualitária, vivenciadora de valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o ambiente em que vivem.”

Por Isaac Luiz Soares de Vasconcelos
Aluno da 1ª série do EM Potiguar