SLIDES - EEMAS

quinta-feira, 13 de abril de 2023

LEIA O TEXTO "INTRÉPIDA" DA ALUNA JAMILE BATISTA DE PONTES QUE OBTEVE O 1º LUGAR NO CONCURSO DE NARRATIVAS: "MINHA CIDADE TEM HISTÓRIA E MEMÓRIA"



TÍTULO: Intrépida

Nasci de um campo esverdeado, mata virgem, denominada fazenda de gado, pertencente às redondezas. No inverno, os fazendeiros a mim recorriam: terra fértil, adubo vivo, plantação prolífera. Em minha imensidão verdejante, onde só os gados viviam, haverá futuramente, lugar para moradia.

Meu pioneiro, por gratidão às minhas lavouras, trouxe a mim uma capela, e fez de mim um vilarinho Florescido. Progressivamente cidade sou, povo tenho, história construo e em mim passam a vivificar.

De uma fazenda para uma capela, passo a ser um município com igreja matriz. Decorrentemente extensa me torno, e desde então, meus acontecimentos marcam minha história, meu povo, minha localidade e minha existência. A resistência sertaneja, não há de se abalar fácil, vencemos os medos, revoltas, guerras e enchentes ao pé da porta, com simplicidade e coragem invariáveis.

Meu nome é Campo Redondo, cidade de uma gota serena plácida, povo batalhador, memória saudosa. Construindo meus traços vou adiante, prezando a minha história diariamente almejada.

Sou silhueta para os que em mim vivem, e me carregam por onde vagam. Afinal, é bom viver coisas novas que também são boas, mas, os momentos mais bonitos, da lembrança, não vão se apagar.

Por Jamile Batista de Pontes
Aluna da 2ª série - Integral