Na última sexta-feira, dia 28 de julho de 2023, no auditório da Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza - EEMAS, aconteceu a culminância das ELETIVAS das turmas do Ensino Médio Potiguar e Integral.
A professora Maria Ivanuzia Confessor apresentou uma bela apresentação teatral com os alunos de sua eletiva na disciplina de Língua Portuguesa.
RESUMO DA ELETIVA:
A Eletiva CAROLINANDO A REALIDADE DO BRASIL foi elaborada com a intenção de utilizar socialmente a leitura, aprimorar as práticas discursivas, desenvolver a capacidade de realizar inferências, reconhecer vozes e ideologias presentes no discurso. Sem dúvida, a obra escolhida, Quarto de despejo – diário de uma favelada, nos oportunizou reflexões a partir da perspectiva de quem vive na favela, mais especificamente a de uma catadora de papel que só pôde chegar até o segundo ano do ensino fundamental. Quarto de despejo é uma edição dos diários de Carolina Maria de Jesus, migrante de Sacramento, Minas Gerais, mãe solteira e moradora da primeira grande favela de São Paulo, a Canindé, que foi desocupada em meados dos anos 1960 para a construção da Marginal do Tietê. O livro relata a amarga realidade dos favelados na década de 1950: os costumes de seus habitantes, a violência, a miséria, a fome e as dificuldades para se obter comida. O tempo passou, a cidade cresceu, mas a realidade de quem vive na miséria não mudou muito. Isso faz do relato de Carolina uma obra atemporal, sempre emocionante. Best-seller traduzido para 13 línguas, Quarto de despejo também é um referencial importante para estudos culturais e sociais, tanto no Brasil como no exterior.
Agora, iremos assistir a um trecho de sua obra adaptada para teatro.
Por George Araújo