Aconteceu na Sala de Multimídia da Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza - EEMAS, terça-feira, dia 25 de julho de 2023, uma Palestra sobre Práticas e Programas para a Agricultura Familiar com a equipe da EMATER Edmilson Moreno, extencionista Danielle Aprigio e a Coordenadora Brunielle Dantas e do Secretário de Agricultura Altino Araújo e o Secretário Adjunto João de Petronilo.
Objetivo da Palestra:
Levar os alunos das segundas séries do Ensino Médio Potiguar da EEMAS conhecer a importância da EMATER-RN para a vida dos agricultores do nosso município e conhecer o que é agricultura familiar com lugar de produção de sentido. Ao pensar no sentido da terra para os agricultores, com a construção do senso de pertencimento territorial, o que pode ser observado quando se investiga a relação afetiva entre os agricultores e a terra que trabalha.
Agricultura familiar é uma modalidade de agricultura na qual o grupo familiar representa mais da metade da mão de obra que trabalha na propriedade rural. A gestão do estabelecimento é realizada também pela mesma família. É praticada em pequenas propriedades, com dimensões entre 1 e 4 módulos fiscais.
A agricultura é de extrema importância para toda a sociedade, pois é através dela que se produzem os alimentos, sendo a base da economia mundial.
Entre as principais políticas públicas federais voltadas para a agricultura familiar, destacam-se o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar — Pronaf —, o benefício Garantia-Safra, o Programa de Aquisição Direta da Agricultura Familiar — PAA —, o Programa Nacional de Alimentação Escolar — PNAE.
Para ser caracterizada como agricultura familiar, a produção deve utilizar mão de obra de sua própria família nas atividades econômicas e a propriedade não pode ser maior que quatro módulos fiscais. A direção do empreendimento agropecuário deve ser realizada por membros da família.