SLIDES - EEMAS

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cartões de confirmação do Enem começam a ser entregues

Os cartões de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 começam a ser entregues aos 5,3 milhões de candidatos a partir desta semana. A operação de distribuição iniciou hoje (27) pelas cidades do interior e, na próxima semana, chegará às capitais, segundo informou os Correios.

O cartão de confirmação traz as informações sobre o local onde o candidato irá fazer a prova e os horários. O documento precisa ser, obrigatoriamente, apresentado no dia do exame. As provas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro.

Segundo os Correios, a entrega dos cartões não será afetada pela greve dos funcionários porque, no caso do Enem, foi preparada uma “operação especial” com logística específica. Além dos cartões, os Correios são responsáveis pela distribuição das provas do Enem, com apoio das polícias estaduais e das Forças Armadas.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Saiba como ler e interpretar a prova de Inglês no Vestibular

Se você tem dificuldades, ou quer melhorar a interpretação de textos em Inglês para o Enem e vestibulares veja as dicas do professor Felipo Belini.

Por Felipo Belini, professor de Inglês do Cursinho da UFRN

Fazer uma prova, não importa o conteúdo, é um processo de leitura de códigos, escritos ounão, interpretação, relação dos conteúdos abordados e responder questões. Sendo assim, a primeira e grande dica para a prova de língua estrangeira, seja inglês, espanhol ou francês é fazer uma leitura atenta.

Neste processo de leitura devemos ficar atento á referência do texto. Qual a origem deste texto? Eu conheço esta revista? Este autor?

Após o estudo da referência vamos para o que está em destaque no texto: as imagens, os gráficos, o título, a chamada, palavras em negrito ou grifadas e outras partes em destaque no corpo de texto principal.

Uma vez que realizamos estes procedimentos, criamos expectativas e uma interpretação prévia á respeito do texto, o que gera objetividade e segurança quando partirmos para a leitura do texto.

O processo de tradução ocorre em comunhão com a leitura das partes em destaque e do  texto em si. Embora manifestemos nossas inteligências cognitivas de maneiras próprias, o que nos permite desenvolver diferentes métodos e dinâmicas para traduzir, eu sugiro a seguinte dinâmica de tradução:

1º Palavra por Palavra – Vamos traduzir todas as palavras que conhecemos. Essa leitura prática ocorre rapidamente.

2ª Palavras Chave – Agora vamos reler o parágrafo. Atentamente, vamos tentar identificar as palavras que na primeira etapa não reconhecemos. – Confie em seus instintos, quase 35% das palavras em inglês são verdadeiras cognatas, Mas é claro, nunca menospreze o estudo das listas de falsos cognatos.

3ª Polimento ou Interpretação e Resumo – Vamos interpretar o texto traduzido e resumir em uma ou duas orações o que foi tratado nas diferentes partes do texto (parágrafos, título, chamada, afins...).

Obs 1: Lembre-se que o texto deve ter sentido. Cada parágrafo coloca uma informação e conclui a mesma, então não espere palavras sem nexo. Sempre desconfie se o texto traduzido não fizer sentido.

Obs 2: As técnicas e dinâmicas próprias do inglês instrumental são afirmadas na prática, antes da prova, leia, traduza e interprete muitos textos, para assim afirmar suas habilidades e agilizar o processo.

Esteja informado e você terá vantagem sobre os outros candidatos. A prova de língua  estrangeira é embasada em textos e acontecimentos do cotidiano.

Leia as questões e saiba o que procurar no texto.

As respostas sempre vão estar no texto

O processo de tradução não tem que ser exaustivo.

Em caso de questões objetivas, lembre-se, a resposta sempre está no texto.

No caso das questões discursivas, nunca tente enrolar o examinador, fale apenas o que está notexto.

Cuidado com a palavras citar e enumerar, neste caso, apenas devem ser mencionados os  elementos, separados por vírgulas.

Fonte: Diário de Natal

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Projeto garante reajuste salarial aos professores

 

Fátima Cardoso, do Sinte/RN, explica que aumento foi acordado

O Governo do Estado encaminhou ontem, à Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 0194/2011 que discorre sobre a alteração da remuneração do magistério público estadual. O Projeto altera o salário base dos professores de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de julho de 2008, que fixou o piso salarial nacional para profissionais da educação básica. A decisão de implantação do piso nacional para os servidores da educação estadual foi acordada com representantes da categoria em julho passado e contribuiu para o fim do movimento grevista que perdurou por quase 80 dias.

Das categorias que reivindicavam  melhorias salariais durante a greve, os professores foram os únicos servidores, até este momento, que o Governo do Estado concedeu aumentos salariais. Os vencimentos, entretanto, serão pagos via recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Sendo o pagamento feito através de dotações consignadas pela Lei Orçamentária Anual à Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC).


De acordo com o documento encaminhado para apreciação dos deputados estaduais, a alteração nos vencimentos dos professores passará a vigorar a partir deste mês. O Projeto de Lei é retroativo ao dia 1º de setembro e as datas de implantação se estendem até o dia 1º de dezembro. Os salários dos professores irão variar de R$ 951,74 a R$ 2.952,93 de acordo com o grau de instrução, tempo de serviço e promoções verticais e horizontais.


Apesar do cumprimento do acordo pelo Governo do Estado, os professores continuam a reivindicar melhorias salariais e um vencimento base de R$ 1.598.  "Nós aceitamos a proposta do Governo que nos foi feita ainda em julho. Aceitamos pois a greve já se estendia por um longo período e não queríamos prejudicar mais nossos alunos. Nossa luta, porém, continua. Queremos que o salário base seja de R$ 1.598 para compensar nossas perdas salariais dos últimos anos", esclareceu a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Fátima Cardoso. Ela espera que até o próximo mês de janeiro, os salários sejam corrigidos e cheguem ao valor pleiteado.

MAIS INFORMAÇÕES AQUI!

Orçamento federal prevê reajustes para Fundeb e Piso

SINTERN

O Projeto de Lei Orçamentária da União para 2012, enviado ao Congresso Nacional, estipula o valor do Fundeb relativo aos anos iniciais do ensino fundamental urbano em R$ 2.009,45.

Isso significa que, em comparação com o valor vigente do Fundo (R$ 1.729,33), o reajuste para o próximo ano é de 16,2%. Já em relação à projeção de dezembro de 2010 (R$ 1.722,05), a correção corresponde a 16,69%.

A partir de 2012 duas situações até pouco tempo improváveis acontecerão: dois estados do Nordeste (Piauí e Rio Grande do Norte) deixarão de receber a complementação da União e um estado do Sudeste (Minas Gerais) e um do Sul (Paraná) passam a ficar abaixo da média nacional de investimento do Fundeb e terão de ser socorridos por verbas federais. E essa situação exige um olhar mais atento dos pesquisadores e trabalhadores, pois indica, por um lado – e no mínimo – maior esforço fiscal por parte de uns e corrosão dos indicadores sociais e tributários por parte dos até então considerados “estados ricos”.

Conforme consta no orçamento federal, a previsão de suplementação da União ao Fundeb, em 2012, é a seguinte:

CONFIRA AS TABALAS CLICANDO AQUI!

PROJETO BULLYING ESTÁ SENDO TRABALHADO NA ESCOLA EEMAS

 

OS ALUNOS DO TURNO MATUTINO DA ESCOLA MARIA ARIOENE DE SOUZA SE REUNIRAM NO PÁTIO DA ESCOLA PARA ENSAIAR A MÚSICA TEMA DO PROJETO BULLYING – UMA PARÓDIA DA MÚSICA DE LUAN SANTANA. TRABALHO ESTE COORDENADO PELO PROFESSOR MARCOS ANTONIO DE LIMA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA E DEMAIS PROFESSORES QUE EM CONJUNTO ESTÃO PREPARANDO CONTEÚDOS RELACIONADOS AO TEMA BULLYING PARA A CULMINÂNCIA QUE SERÁ REALIZADO NA SEXTA-FEIRA, DIA 7 DE OUTUBRO , EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ESTUDANTE.

CONFIRA AS IMAGENS DO QUE ACONTECEU NESTE ENSAIO.

IMG0692AIMG0693AIMG0694AIMG0695AIMG0696AIMG0697AIMG0698AIMG0699A

terça-feira, 27 de setembro de 2011

FESTA DO DIA DO ESTUDANTE DA EEMAS

14722428_1

PQAAANdCx8IR4FXFxPUOeSsIekTTmCc0N3hFrTUqcl7sL06nmC3atwMgK0VNKe6m6-zPJuZKzqbQ9NjWlOMCDOUYpnAAm1T1UFshzCmicQpF1pZ1_Pq7auR1kgj1

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRACAO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO MUNICIPAL

 

Pelo presente fica Convocado e Nomeado o (a) Sr. (a)

RELAÇÃO DOS CONVOCADOS:

DEBORAH DE LOURDES SILVA DE ARAUJO
GEOVANIO DA SILVA OLIVEIRA
ADÉLISSON FAUSTINO REINALDO
ALCIMAR HÉLIO FERREIRA
SAMUEL JOSÉ CAMPELO DA SILVA
MARIA VANESSA DE MORAIS DA SILVA
DANIEL ELOI RODRIGUES
FRANCISCO CANINDÉ SARAIVA DA SILVA
MARIA HELLENA DA SILVA ROCHA
LUCIANO COSTA DE ASSIS
ISAQUE JAMIL SILVA ARAÚJO
TÂNIA MARIA DA SILVA
ALIOCHA SERGEY DE LIMA
MARCIO ROGERIO DE OLIVEIRA FIGUEREDO
ADESIO CALDAS BATISTA
FABIO HENRIQUE DE CALDAS BRITO
IASNAIA POLIANA BURITI TRINDADE
FRANCISCA MAGNA DE ARAUJO SILVA
RAYNER VIANA AZAR
FREDERICO GEORGOS F. DE OLIVEIRA
MAYHARA MYRNA B. F. DE LIMA GALVÃO
THAZIA MONIQUE MEDEIROS DE MORAIS
CELIA RAVANNA FERREIRA DE FARIAS
KELLYNTON DIEGO DANTAS DE SOUZA
FRANCINALDO DOS SANTOS SILVA
WASSAEVA KAMYLLA C. ANOMINONDAS
MARTA MARIA DA CONCEIÇÃO BEZERRA
DEBORA VIVIANE GOMES DE C. ARAUJO
NAYARA CAINA ARAUJO SILVA
EDILENE CORREIA HONORATO GOMES
PAULA MARIA CARVALHO DUARTE
BRUNO VERAS DE QUEIROZ

A comparecer a SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO- SMPLADE, no prazo de 30 (trinta) dias, na Rua Francisco José Pacheco, 110, centro, no horário das 07:00 às 13:00 horas, conforme classificação através do Concurso Público nº 001/2011, munidos de xerox da seguinte documentação:Atestado de Sanidade Física e Mental (Original), Identidade, CPF, RESERVISTA, Título Eleitoral – comprovante da última eleição, Carteira Profissional, Certidão de Casamento e/ou Nascimento, Certidão de Nascimento (filhos) + cartão de vacinação ou declaração da escola onde o filho esteja matriculado (se estiver em idade escolar), Comprovante de residência atual, certificado de escolaridade exigida no referido processo, Registro no Conselho de Classe, PIS/PASEP, (caso já seja cadastrado), 02 foto 3x4 e declaração do órgão público onde trabalha(em caso de possuir cargo ou emprego público), para os fins de comprovação do disposto no Art. 37, inciso XVI da Constituição Federal.

Fica desde já cientificado o candidato que o não comparecimento de sua pessoa na data prevista acima, será interpretado como desistência tácita de nomeação.

Campo Redondo/RN, 20 de Setembro de 2011.

ADÉLISSON FLAVIERY DA SILVA PINHEIRO

Secretário Municipal de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Econômico.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PROJETO ESCOLAR DE ARTES–O FORRÓ DE LUIZ GONZAGA

 

O Projeto de Arte – O forró foi desenvolvido na Escola Maria Arioene de Souza pela professora Rita Justino na discilplina de Artes na turma do 2ª /2 do turno vespertino com uma apresentação cultural no pátio da escola.

PICT0001PICT0002PICT0003PICT0004PICT0005PICT0006PICT0007PICT0008PICT0009PICT0010PICT0011PICT0013