SLIDES - EEMAS

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Jornada Pedagógica 2014 da EEMAS

A Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza - Ensino Médio realizou nesta terça-feira, dia 21 de janeiro o primeiro Encontro Pedagógico 2014, com o tema “Avanços e Desafios na Consolidação da Educação Pública de Qualidade: O Direito do Aluno Aprender”. A Jornada Pedagógica foi realizado na sala de multimídia da referida escola. No início do encontro a Direção da EEMAS fez a entrega de um kit pedagógico aos docentes e deu as boas vindas a todos os professores.

Pauta
Leitura reflexiva;
Apresentação do quadro de rendimento 2013;
Análise e discussão da Proposta “Sala Ambiente”.
Apresentação da Estrutura Curricular do Ensino médio Inovador.
Apresentação do calendário letivo
Elaboração de contrato didático para a Formação Continuada.


Projeto Interdisciplinar
Sala Ambiente 


Situação Problema

Ao se fazer um diagnóstico sobre o papel do espaço no contexto escolar, percebeu-se que a atual configuração das salas de aula também é um entrave para o estudante sentir-se bem, permanecer e aprender com prazer. Assim buscaremos alternativas viáveis para que o estudante e o professor sintam-se acolhido e desenvolva com amor o processo de aprender a aprender.

 Justificativa 

Homens e mulheres independente da função que exerçam procura sempre moldar o  ambiente de acordo com suas necessidades pessoais, priorizando principalmente o conforto e o bem estar, isso é o que dá sentido à vida e faz com que nossos desafios sejam superados, pois o ser humano é movido por desafios e essa é uma das características mais fortes que o diferencia dos outros animais. O homem tem necessidade de fazer escolha e de adaptar o ambiente em que vive.
O projeto de Sala Ambiente consiste em cada disciplina, ou áreas do conhecimento, possuir sua própria sala. Portanto, os estudantes trocam de sala, ao invés do professor ir de sala em sala a cada vez que a aula acabar. Com essa dinâmica, os professores podem "ambientar", ou seja, adaptar suas respectivas salas, com cartazes, placas, murais e outros materiais didáticos. Assim, a sala ambiente, trata-se de uma disposição espacial criada em função do protagonista da educação, a professora do, em que os meninos e meninas, como se estivessem num cinema ou num teatro, se situam de forma que possam ver e escutar quem representa uma fonte básica do saber. (ZABALA, 1998, P.131).

 Objetivo Geral

 Propiciar o aprender a aprender através de metodologias inovadoras e contribuir com a organização e a limpeza do ambiente escolar

SALA AMBIENTE /2014
    
SALA
MATUTINO
VESPERTINO
01
BETÂNIA
SOCORRINHA
02
----------
  MARINETE
03
NORUELIO
 NORUELIO
04
ZETINHA
   ZETINHA /SÂNZIA 
05
MARCOS
MARCOS
06
GEORGE
GEORGE
07
  MARTA / NETINHA
MARTA / NETINHA
08
  --------
ROBERTO
09
  JOGOS DIVERSOS
JOGOS DIVERSOS

Por Assecom da EEMAS

Confira o Jingle do ENEM 2014


Baixe o Vídeo AQUI.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Comunicado dos gestores da EEMAS - Volta às aulas.



As gestores Mônica Araújo e Rejane Simone da Escola Maria Arioene de Souza - Ensino Médio - comunica a todos os alunos matriculados para o ano letivo 2014 que as aulas terão início na próxima semana, dia 28 de janeiro. 

Além do adiamento, a Secretaria de Educação também confirmou que os pais poderão fazer as matrículas dos estudantes até durante a próxima semana, até a sexta-feira (24). A Secretaria informou ainda que vai disponibilizar o novo calendário escolar nos próximos dias.

Neste ano, para matricular os filhos, os pais precisam acessar o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc). Além de acessar o sistema para solicitar a vaga, os pais precisam também ir às escolar para entregar a documentação, que é o comprovante de residência, histórico escolar, RG ou certidão de nascimento e três fotos 3x4.

Assecom da EEMAS
Outras informações na Secretaria da Escola.