SLIDES - EEMAS

quinta-feira, 22 de março de 2012

Parlamento Jovem Brasileiro está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro, promovido anualmente pela Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). Estão aptos a participar do concurso estudantes com idade entre 16 e 22 anos que cursam o 2º ou o 3º ano do ensino médio. O prazo para as inscrições termina em 15 de junho. Os interessados devem se cadastrar diretamente nas secretarias de suas escolas.

Mais informações AQUI!

ÁGUA–UM BEM ESSENCIAL A VIDA !

Dia Mundial da Água
História do Dia Mundial da Água, 22 de março, Declaração Universal dos Direitos da Água, sugestões de preservação


Água: um bem natural que deve ser preservado

História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Faça a sua parte e a natureza faz a dela!

Dia Mundial da Água

Fonte: www.suapesquisa.com

terça-feira, 20 de março de 2012

MINHA SIMPLES HOMENAGEM AOS BLOGUEIROS!

georgepa 1NESTE DIA DO BLOGUEIRO, GOSTARIA DE DESEJAR MUITAS FELICIDADES, SAÚDE E PAZ. E QUE POSSAMOS CRIAR UM MUNDO MELHOR, COM MENOS VIOLÊNCIA, COM MENOS CORRUPÇÃO, COM MENOS PRECONCEITO EM TODOS OS SENTIDOS DA PALAVRA, COM MENOS HIPOCRISIA.

MAS COM MAIS COMPROMISSO, COM MAIS RESPEITO A DIGNIDADE HUMANA, COM MAIS FIDELIDADE, COM MAIS ÉTICA E ENFIM COM MAIS AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO.

PARABÉNS A TODOS OS BLOGUEIROS DE PERTO E DE LONGE;
PARABÉNS A TODOS OS BLOGUEIROS CONHECIDOS E DESCONHECIDOS;
PARABÉNS A TODOS OS BLOGUEIROS FAMOSOS E NÃO FAMOSOS; ENFIM:
PARABÉNS A LIBERDADE DE IMPRENSA E A DEMOCRACIA...E É CLARO A INTERNET.

BLOGUEIRO GEORGE ARAÚJO
COM CARINHO!

Sua escola pode ser campeã da língua portuguesa!

 

Está aberto o período de inscrições e adesões para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – 3ª edição!

Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos intensificarem práticas de leitura e escrita.

Professor, inscreva-se até 25 de maio emwww.escrevendoofuturo.org.br

Para que os alunos participem, é preciso que o professor se inscreva. As categorias e os anos escolares abrangidos são:

Poema - 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental

 

Memórias Literárias - 7º e 8º anos (6ª e 7ª séries) do Ensino Fundamental

 

Crônica - 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio

 

Artigo de Opinião - 2º e 3º anos do Ensino Médio

 

Nesta Olimpíada todos ganham!

Os professores inscritos passarão a receber gratuitamente a revista “Na Ponta do Lápis” e farão parte da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro.

Participe e prepare seus alunos!
Escrever é ser autor da própria história.

Adesões e inscrições:
www.escrevendoofuturo.org.br

Informações:
0800 771 9310