SLIDES - EEMAS

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

SALA GEO/ARTES - IX MOSTRA CULTURAL DE TRABALHOS ESCOLARES DA EEMAS 2017

A Escola Estadual Maria Arioene de Souza realizou nos dias 21 e 22 de novembro de 2017 a IX Mostra Cultural de Trabalhos Escolares com o tema: "Dos seios da mãe África ao Torrão do meu Sertão: nossa origem, diversidade e emoção". com a participação de toda comunidade escolar (gestores, coordenadores, professores e alunos). O eventos foi aberto na terça-feira, dia 21 de novembro com o Sarau Cultura que encantou os convidados com apresentações de musical, declamações de poesias e peças teatrais.

SALA GEO/ARTES
PROFESSORA ANA KARENINE

A sala Geo / Artes, teve como tema: África e Nordeste; conhecendo o ontem, trabalhado o hoje e construindo o amanhã.

Apresentou trabalhos realizados pelos alunos do 2º ano noturno e 1º ano matutino, entre algumas contribuições de outros alunos dos turnos citados. A sala foi constituída pelo painel de curiosidades sócio geográficas do continente africano e da região nordeste. Cada painel era composto por 10 imagens emblemáticas, à frente dos painéis observa-se o globo terrestre luminoso, onde os visitantes a partir da explanação dos grupos de alunas, tinha acesso à localização da África e Nordeste no mundo.

A seguir tínhamos um painel expositor com as fotos referentes a aula de campo no município de Areia-PB, e uma maquete demonstrando a casa grande, plantação da cana de açúcar, capela entre outros detalhes do lugar visitado. Foi exposto aos alunos também, um problema ambiental em comum da África e nordeste brasileiro, que é a desertificação. Os alunos puderam apreender sobre os fatores que levam a desencadear esse processo, e possíveis soluções para a melhoria do solo nesses ambientes. Foi construída uma maquete apresentando todo esse processo. 

No percorrer da sala esteve expostos objetos confeccionados nas aulas de artes, através das técnicas do origami, garrafas de vidro enroladas com canudinhos de jornal ou barbante, garrafas pintadas onde foram produzidas “baianinhas” caraterizadas. As lembrancinhas da sala foram feitas com a técnica do barbante enrolado nas garrafinhas, e ficaram lindas. Xilogravuras, molduras em bandejas de isopor, mosaico de imagens da África, entre outras.

Foram feitas as máscaras e mandalas inspiradas na cultura africana com proveito de caixas de papelão, as quais deram um charme a mais na sala. Na sessão seguinte foram apresentadas mais ações 2017; cartografando a árvore genealógica, desenhos e pinturas em telhas inspirados na cultura indígena, nordestina, africana e modernismo. Esteve exposto um painel com detalhes sobre o júri simulado ocorrido durante o projeto interdisciplinar: Drogas licitas e ilícitas no Brasil, além de cartazes produzidos no decorrer do projeto. 

De maneira geral, a sala propôs uma aproximação entre as culturas nordestina e africana no cotidiano de nossas vivências particulares e em sociedade. Foram abordados aspectos gerais, geográficos, políticos, culturais e sociais. Houve uma plena disposição do alunado frente as atividades realizadas, de forma que apresentaram uma postura dinâmica e interativa, demonstrando maior interesse e maior enfoque nas aulas de geografia e artes. Após a realização da Mostra, ficou evidente a postura dos alunos como agentes da construção do conhecimento.

Acreditamos que as atividades desenvolvidas, constituíram-se no passo inicial ao trabalho de ensino e aprendizagem da cultura africana e nordestina e que a escola deve prosseguir com essas atividades para a formação do senso crítico dos estudantes, perante o tema abordado. 

Fonte: Ana Karenine, professora especialista em Geografia e Gestão ambiental.






















SALA DE MATEMÁTICA - IX MOSTRA CULTURAL DE TRABALHOS ESCOLARES DA EEMAS 2017

A Escola Estadual Maria Arioene de Souza realizou nos dias 21 e 22 de novembro de 2017 a IX Mostra Cultural de Trabalhos Escolares com o tema: "Dos seios da mãe África ao Torrão do meu Sertão: nossa origem, diversidade e emoção". com a participação de toda comunidade escolar (gestores, coordenadores, professores e alunos). O eventos foi aberto na terça-feira, dia 21 de novembro com o Sarau Cultura que encantou os convidados com apresentações de musical, declamações de poesias e peças teatrais.

SALA DOS PROFESSORES
JOSÉ ALMARI E PAULO NORUÉLIO






















SALA DE HISTÓRIA - IX MOSTRA CULTURAL DE TRABALHOS ESCOLARES DA EEMAS 2017

A Escola Estadual Maria Arioene de Souza realizou nos dias 21 e 22 de novembro de 2017 a IX Mostra Cultural de Trabalhos Escolares com o tema: "Dos seios da mãe África ao Torrão do meu Sertão: nossa origem, diversidade e emoção". com a participação de toda comunidade escolar (gestores, coordenadores, professores e alunos). O eventos foi aberto na terça-feira, dia 21 de novembro com o Sarau Cultura que encantou os convidados com apresentações de musical, declamações de poesias e peças teatrais.

O estande falava sobre a religião africana, que demonstrava a cultura matriz de todas as culturas, houve uma apresentação sobre os orixás do 3º ano da turma B, no qual mostraram  o que eram tais entidades dessa religião. Fizeram a representação de diversos orixás no qual explicavam o que é o candomblé, religião da qual os orixás são as entidades principais. 

O candomblé é uma religião rica em cultura, trazida para o Brasil pelos escravos, como os orixás eram proibidos de serem adorados, os escravos adoravam seus deuses por meio de imagem de santos católicos por isso muitos dos orixás tem seus santos correspondentes da igreja católica.

No estande explicamos que o candomblé é uma das religiões matrizes do Brasil, aonde se adoram os orixás, entidades que representam forças da natureza, são muito sentimentalistas. Pois sentem emoções humanas tais como: amor, ciúmes, raiva e entre outros. Na apresentação foi representado Oxalá, pai de todos os orixás, tinha a representação católica como Jesus Cristo, Iemanjá, esposa de Oxalá deusa das aguas salgadas, era representada na religião católica como Nossa Senhora da Conceição e entre outros.

A sala que tinha como tema: Os orixás no céu do no Brasil. “sem medo e sem preconceito.”


Foi uma das mais visitadas se não foi a mais, pelas escolas do município convidadas pela EEMAS. Com essas apresentações que tinham como finalidade tirar o preconceito e o medo que as pessoas tem dessa religião que é tão normal quanto as outras. 
   
"Quero aqui parabenizar a todos os professores, alunos e funcionários em geral pelo sucesso de nossa mostra cultural, agradecer a confiança que a direção me colocou para desempenhar o meu tema, dizer ainda que esperamos realizar uma melhor no ano que vem... Deus esteja conosco... Parabéns." comentou o professor Crisólito Marques.

SALA DO PROFESSOR CRISÓLITO MARQUES