SLIDES - EEMAS

sábado, 21 de abril de 2012

Abertas inscrições para Especialização em Linguística e Língua Portuguesa

 

O Departamento de Letras (DLET), do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), inicia na segunda-feira, 23, as inscrições para o Curso de Especialização em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (CELE), destinado aos pós-graduados em Letras, Pedagogia e áreas afins.

O Curso acontece de 26 de maio a 28 de outubro, aos sábados, nos turnos da manhã e tarde. O objetivo é qualificar e desenvolver relações entre conhecimentos gramaticais e práticas pedagógicas, e ainda metodologia de ensino. As aulas serão ministradas no Setor 2.

A grade é composta pelas disciplinas: Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa; Morfologia da Língua Portuguesa; Sintaxe da Língua Portuguesa; Semântica da Língua Portuguesa; Leitura, Escrita e Ensino; Variação Linguística e Ensino de Gramática; Teorias Linguísticas e Ensino de Língua Portuguesa; Análise textual dos Discursos; Análise Dialógica do Discurso; e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.

O processo conta divulgação do resultado da seleção no dia 15 de maio e matrícula no período entre 16 a 23 de maio. Mais informações pelo endereço eletrônico: celeufrn@gmail.com

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Curso de Formação no AEE: Deficiência Física

FDF

Nada de Feriado no Curso de Formação no AEE em Sala de Recursos Multifuncionais. Hoje, dia de Tiradentes tivemos a aula de abertura sobre a Deficiência Física que terá três palestrantes: Professor Ricardo Lins, e auxiliado pelas professoras Claúdia Galvão e Ângela Silva. 

Ricardo Lins

Professor Dr. Fco Ricardo Lins V. Melo

Ângela Silva

Professora Ângela da Silva Costa

Claudia Galvão

Professora Cláudia Galvão

Nesta manhã, o Dr Ricardo Lins começou o encontro enfatizando a importância do tema sobre Deficiência Física e suas concepções de deficiência no decorrer da história da humanidade e os desafios nos dias atuais.

Ricardo Lins 1

1º Momento:

1. Chegou um aluno na escola com deficiência física. O que vamos fazer?

2. Deficiência Física: do que estamos falando?

3. Necessidades educacionais especiais do aluno com deficiência física: Como organizar a escola?

Ricardo Lins 2cursistas 5

Curso de Formação no AEE: Deficiência Física

 

Nada de Feriado no Curso de Formação no AEE em Sala de Recursos Multifuncionais. Hoje, dia de Tiradentes tivemos a aula de abertura sobre a Deficiência Física que terá três palestrantes: Professor Ricardo Lins, e auxiliado pelas professoras Claúdia Galvão e Ângela Silva. 

Ricardo Lins

Professor Dr. Fco Ricardo Lins V. Melo

Nesta manhã, o Dr Ricardo Lins começou o encontro enfatizando a importância do tema sobre Deficiência Física e suas concepções de deficiência no decorrer da história da humanidade e os desafios nos dias atuais.

Ricardo Lins 1

1º Momento:

1. Chegou um aluno na escola com deficiência física. O que vamos fazer?

2. Deficiência Física: do que estamos falando?

3. Necessidades educacionais especiais do aluno com deficiência física: Como organizar a escola?

Ricardo Lins 2cursistas 5

Qual o significado do dia de Feriado de Tiradentes?

Poucas pessoas lembram de fato o motivo de algumas datas serem consideradas feriados. Principalmente se esses dias forem datas históricas. O dia de hoje, por exemplo, dedicado a Tiradentes, passou despercebido para quem aproveitou o descanso do trabalho ou escola . Puxar da memória o significado da data foi quase um suplício. Isso só para ligar o dia ao homenageado Tiradentes.

Hoje, sábado, dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Uma data histórica no calendário de fatos que marcaram a trajetória de luta em busca da liberdade , da autonomia e democracia do nosso país.

Historicamente,  a morte de Tiradentes representou um fato marcante no processo de uma nova ideologia política com ideais com temas voltados para o espírito de liberdade de expressão social e intelectual.

A luta travada pelos Inconfidentes contra as ideologias impostas pelos senhores do poder daquela época em Minas Gerais custou um preço muito alto a muitas vidas inocentes que desejaram um país mais democrático e independente em relação as imposições monárquicas vigentes no país.

Naquela época, as forças opressoras dos colonizadores privilegiavam pessoas de origem portuguesa em detrimento dos brasileiros natos, que eram obrigados a pagar altos impostos. Destes, o mais pesado obrigava o mineiro a entregar a quinta parte da extração de minério à Coroa portuguesa. O não-pagamento do quinto dava origem à de "derrama", ou seja, cobrança à força de impostos extras. Esse regime gerava descontentamento geral e um clima de insurreição entre os colonos.

Pergunto: Será que os mesmos impostos da época de Tiradentes não são cobrados hoje a todos os brasileiros para manter os padrões de vida dos sanguesugas chamados “políticos”?

George Araújo

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fechamento da parte do Curso de Formação no AEE sobre a Deficiência Auditiva

 

Hoje, dia 20 de abril tivemos a conclusão da Parte do Curso de Formação no AEE que trata especificamente sobre a Deficiência Auditiva e sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que foi ministrado pelas professoras Ruth Queiroz, Anazita Viana e Denilza Rodriguês.

FORMADORAS

Pela manhã a professora Ruth Queiroz ficou na turma A e Anazita na turma B, uma trabalhou o Plano de Eventos para Sala de Recursos Multifuncionais e outros recursos que poderão ser utilizados pelos professores na aprendizagem dos alunos com surdez. Enquanto que a professora Anazita Viana abordou os Critérios diferenciados de Avaliação na Língua Portuguesa para Surdos.

Foto-0308

Sempre no período dos estudos,as professoras introduziam algumas canções tradicionais que auxiliavam o exercício da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Foto-0311

Chegou a hora das despedidas das professoras formadoras Ruth e Anazita, que estiveram desde a última segunda-feira, as quais foram presenteadas pelos cursistas e com palavras de agradecimentos.

Foto-0316Foto-0320

Em nome das turmas A e B do Curso de Formação no AEE, gostaríamos de agradecer as professoras Ruth, Anazita e Denilza pelo ótimo trabalho desenvolvido durante toda esta semana sobre a Deficiência Auditiva – SURDEZ e a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Foto-0325Foto-0324

Em breve postaremos mais imagens!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O dia do Índio ainda está no nosso calendário ?

O dia do índio ainda é celebrado no dia 19 de abril em todo território nacional. E nesta data há muitas manisfestações públicas no país, em especial nos estados que há ainda uma grande influência da presença indígena.

No entanto, em estados que na possui uma presença mais direta deles, notamos que a data passa sem se dar o valor merecido. Primeiro, porque muitos dos grupos indígenas já se acomodaram aos costumes da civilização; segundo, a nação brasileira, já reconhecem legalmente os direitos deles, pois já são garantidos pela Constituição Federal.

Portanto, os índios merecem o nosso respeito cultural pela suas manifestações, seus rituais, suas tradições, seus limites territoriais conquistados por  direito, já que foram eles os nossos primeiros habitantes.

Assim,neste dia 19 de abril, venho externar meus mais sinceros votos de paz, saúde e felicidade aos nosos irmãos: ÍNDIOS BRASILEIROS ESPALHADOS PELA NOSSA NAÇÃO CHAMADA BRASIL.

George Araújo

Homenagem a Professora Denilza Rodrigues

DENILZA 3

Professora Denilza Rodriguês,

Os professores da Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Norte, das turmas A e B do Curso de Formação no Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais, ofertado pela SUESP e SEEC através da Empresa Núcleo de Desenvolvimento Social, nos reunimos para presenteá-la com uma Máquina de Lavar Roupa CONSUL JASMIN, no intuito de facilitar o seu trabalho do dia a dia com crianças e sobrar um tempinho pra namorar.

Acreditamos que o nosso gesto ficará registrado em sua memória para sempre.

Um grande abraço de todos os cursistas e itinerantes de SRM.

Foto-0299

Homenagem a Professora Denilza com a um corinho Amigo é bom ter você aqui.

Foto-0300

Professora Denilza e anarita vendo a homenagem dos cursistas.

Foto-0302

Professor Goretti entregando a Denilza o presente surpresa!

Foto-0303

Professoras da turmas A e B com a professora Denilza.

Foto-0304

A professora Denilza agradecendo aos cursistas pelo presente.

Foto-0305Foto-0306

Natal,RN,19/04/2012

quarta-feira, 18 de abril de 2012

COMUNICADO 7ª DIRED-Santa Cruz-RN

 

A 7ª DIRED-Santa Cruz-RN, está comunicado aos conselheiros das escolas estaduais de sua jurisdição que o encontro para os mesmos acontecerá no próximo dia 27 de abril, no Centro da Juventude “João de Dula”, em Santa Cruz, do qual participarão 110 conselheiros representantes de todas as escolas estaduais circunscritas.

Gestores, educadores e conselheiros; não percam este importante encontro...

Blog do Erivan via Joseilson

8º dia de Encontro do Curso de Formação no AEE

E
O 8º dia de encontro do Curso de Formação no AEE começou de uma maneira bem diferente. A profª formadora Ruth Queiroz propôs aos cursistas iniciar com uma técnica de relaxamento dos músculos superiores e inferiores, o qual foi conduzido pela cursista Mônica Guimarães.

Foto-0280Foto-0281Foto-0282Foto-0283Foto-0287
Logo em seguida, o cursista Lucas Bezerra apresentou o trabalho em grupo sobre SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS enfocando os seguintes subtemas:
  • O Atendimento Educacional Especializado – AEE;
  • As Salas de Recursos Multifuncionais;
  • O papel e atribuições do professor nas Salas de Recursos;
  • O Decreto nº 6.571/2008

Foto-0286

Professor Lucas Bezerra

Ainda pela manhã a formadora Ruth Queiroz fez a explanação sobre o Roteiro para Proposição de um Caso enfatizando a importância do Roteiro para implementação do Plano do AEE.
DENILZA 3
No período da tarde entra em cena a professora formadora Denilza Rodrigues (que tem deficiência auditiva – surdez)  que deu continuidade ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
Foto-0290Foto-0291
Conversção em Libras pelos cursistas
Foto-0292Foto-0293
Assim foi o resumo do que aconteceu no 8º dia de encontro!

terça-feira, 17 de abril de 2012

ESCOLHA DE LIDERES DE SALA DE AULA NA ESCOLA EEMAS

 

ESTÁ SENDO ESCOLHIDO EM TODAS AS TURMAS E TURNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ARIOENE DE SOUZA, LIDER E VICE-LIDER DE SALA DE AULA.

Curso de Formação no AEE: Deficiência Auditiva–6º dia

Foto-0251
Pedagogas formadoras do Curso de formação no AEE em Sala de Recursos Multifuncionais : Deficiência Auditiva.
Foto-0252
Anazita Lopes M. Viana – Pedagoga
Especialista em Libras
Foto-0259
Ruth Queiroz de Medeiros – Pedagoga
Hoje, segunda-feira, dia 16 de abril retornamos ao Curso de Formação no AEE em Sala de Recursos Multifuncionais com novas formadoras as pedagogas Anazita Lopes e Ruth Queiroz com uma nova abordagem sobre Lingua Brasileira de Sinais no Contexto do Ensino Médio e no contexto do AEE.
Exibição do Vídeo Inclusão Social

Curso de Formação no AEE em Sala de Recursos
VEJA ABAIXO OS HORÁRIOS DAS TURMAS DO CURSO DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA
HORÁRIO DO CURSO NO AEE
Após a apresentação do repasse da definição dos horários dos encontros as formadoras Anazita Viana e Ruth Queiroz distribuiu os cadernos de estudos do Curso Língua Brasileira de Sinais no contexto do Ensino Regular e no Atendimento Educacional Especializado – AEE.
Foto-0253
Professora Lindoia – Represente da E.E. Dr José Borges de Oliveira no Curso.
Foto-0254
George Araújo – Representante da E.E. Maria Arioene de Souza no Curso.
Foto-0255Foto-0256Foto-0257Foto-0258
Os cursistas foram divididos  em duas turmas, em salas diferentes.Uma turma com a profª Ruth Queiroz e a outra com a profª Anazita Viana. Cada grupo recebeu uma tarefa de analisar um texto. O grupo A com o texto: Salas de Recursos Multifuncionais e o grupo B com o texto: O Atendimento Educacional Especializado a Educação Inclusiva.
Foto-0262Foto-0263
Grupo A – Atendimento Educacional Especializado - AEE
Foto-0264Foto-0265
Grupo B – Sala de Recursos Multifuncionais – SRM