SLIDES - EEMAS

sábado, 26 de maio de 2012

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Redação terá avaliação de itens de competência e correção mais rigorosa

O Enem de 2012 virá com mudanças e mais rigor na correção da redação. A partir deste ano, o texto produzido pelos candidatos será corrigido por dois corretores de forma independente e haverá cinco itens de objetividade sendo avaliados. Caso haja diferença maior que 20% na nota final entre esses dois corretores, a redação será lida por um terceiro corretor.

E se, ainda assim, a discrepância persistir, ou seja, a diferença entre as três notas for superior a 200 pontos, a dissertação passará para uma banca examinadora de excelência, composta por três professores avaliadores e que darão então a nota final ao participante. No Enem de 2011, a discrepância entre as notas finais dos corretores podia ser maior, chegando a até 300 pontos, e havia dois corretores.

“Mudamos substancialmente o sistema de avaliação da redação para que haja maior objetividade e segurança aos estudantes. É uma avaliação com muito mais rigor para que tenhamos uma avaliação justa”, afirmou o ministro Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, 25, no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação. Segundo ele, para aprimorar a correção da redação haverá um aumento de 40% no número de avaliadores.

Também é novidade na redação a divisão da nota em cinco itens de competência: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento sobre o tema e apresentação de solução para a proposta dissertativa.

Cada um dos corretores deverá atribuir nota de zero a 200 pontos para cada uma dessas competências. Havendo discrepância maior que 80 pontos em cada uma, o terceiro corretor avaliará e atribuirá notas segundo o mesmo critério.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, após a divulgação dos resultados das provas do Enem, todos os corretores passarão por um treinamento online sobre o texto específico da redação. E, conforme acordado com a Justiça, os estudantes poderão ter acesso à redação. “Estamos definindo como será essa operacionalização para ter segurança no processo”, adiantou o ministro.
Rovênia Amorim

Ouça os principais momentos da entrevista do ministro sobre o Enem

terça-feira, 22 de maio de 2012

Eleições do Grêmio Estudantil da Escola EEMAS

grêmio1grêmio2grêmio3

Ou vote na nossa enquete no Blog da Escola EEMAS ou no Portal da Escola EEMAS:

BLOG DA EEMAS AQUI

PORTAL DA ESCOLA EEMAS AQUI

RN tem uma das cinco menores taxas de reprovação no Ensino Médio do país

Educação potiguar destacou-se ao lado de estados como Amazonas, Ceará, Santa Catarina e Paraíba
Educação potiguar destacou-se ao lado de estados como Amazonas, Ceará, Santa Catarina e Paraíba

O Rio Grande do Norte é um dos cinco estados do país com as menores taxas de reprovação no Ensino Médio. Os dados são do Censo Escolar 2011 e foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP. Com apenas 8% de reprovação no Ensino Médio, a Educação potiguar destacou-se ao lado de estados como Amazonas (6%), Ceará (6,7%), Santa Catarina (7,5%) e Paraíba (7,7%).

O resultado conquistado pelo Rio Grande do Norte não acompanhou a tendência nacional, que registrou a pior taxa de reprovação desde 1999. De acordo com o INEP, nos últimos cinco anos, a média de reprovação do país oscilava em torno de 12%, mas subiu para 13,1%, em 2011. Os estados com maior reprovação no Ensino Médio são Rio Grande do Sul (20,7%), Rio de Janeiro (18,5%) e Distrito Federal (18,5%), Espírito Santo (18,4%) e Mato Grosso (18,2%).

Fonte: Portal da SEEC

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Comunicado da Escola EEMAS

 

ESCUDO DO ARIOENE OKA direção da Escola Maria Arioene de Souza – EEMAS, comunica a população de Campo Redondo que os alunos que desistiram sem concluir o Ensino Médio, e que desejam concluí-lo, proRcure a Escola EEMAS para fazer a matrícula no TELECURSO 2º GRAU, com duração de 18 meses. As matrículas se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 25 de maio de 2012.

Francisca Mônica da S. Araújo

Diretora

domingo, 20 de maio de 2012

Slide apresentado no Dia das mães da Escola EEMAS

Produzido por George Araújo