SLIDES - EEMAS

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

CULMINÂNCIA DA ELETIVA REDESCOBRINDO A MATEMÁTICA COM A PROFESSORA ADRIANA REGINA COM ALUNOS DO 2° ANO VESPERTINO DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR/INTEGRAL DA EEMAS.

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 04 de agosto de 2023, na Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza  - EEMAS, a Culminância da Eletiva Redescobrindo a Matemática com a professora Adriana Regina com alunos do 2° ano do Ensino Médio Potiguar  e Integral.

A culminância da eletiva Redescobrindo a Matemática foi a realizada com uma exposição de jogos. Onde os alunos realizaram competições, e resolveram desafios com conceitos matemáticos e raciocínio lógico.

Trabalhando de forma lúdica, o aluno tem a oportunidade de investigar e descobrir a melhor jogada, refletir e analisar as regras, estabelecendo relações entre os elementos do jogo e os conceitos matemáticos.











Fotos: Samantha Kaline


FEIRÃO DAS ELETIVAS DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR: FICÇÃO CIENTÍFICA COM A PROFESSORA HELLEN ADNA DE BIOLOGIA.

Aconteceu na tarde da última quinta-feira, dia 03 de agosto de 2023, no auditório da Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza  - EEMAS, mais um Feirão das Eletivas do Ensino Médio Potiguar.

A professora Hellen Adna de Biologia irá desenvolver o tema: Ficção Científica: ciência ou ficção? com os alunos do Ensino Médio Potiguar.

Nessa eletiva vamos nos familiarizar principalmente com o universo literário e cinematográfico da ficção científica, um gênero cuja conceituação é bastante diversificada. De modo geral, podemos dizer que a ficção científica utiliza elementos científicos e tecnológicos para construir suas narrativas.
Conheceremos algumas obras de ficção científica e entenderemos como o desenvolvimento científico e o gênero literário influenciaram um ao outro – como a ficção científica, enquanto gênero, extrapola, exagera, e até mesmo, desconsidera conceitos científicos em seus enredos e como a ciência parece, as vezes, incorporar ideias elaboradas na ficção científica.







Fotos George Araújo 
 

FEIRÃO DAS ELETIVAS DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR: REDESCOBRINDO A MATEMÁTICA COM A PROFESSORA ADRIANA REGINA.

Aconteceu na tarde da última quinta-feira, dia 03 de agosto de 2023, no auditório da Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza  - EEMAS, mais um Feirão das Eletivas do Ensino Médio Potiguar.

A professora Adriana Regina de Matemática irá desenvolver o tema: Redescobrindo a Matemática com os alunos do Ensino Médio Potiguar.

 






Fotos George Araújo 

FEIRÃO DAS ELETIVAS DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR: POESIA POPULAR "CANTE LÁ QUE EU CANTO CÂ". LÍNGUA PORTUGUESA COM A PROFESSORA IVANUZIA CONFESSOR.

 

Aconteceu na tarde da última quinta-feira, dia 03 de agosto de 2023, no auditório da Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza  - EEMAS, mais um Feirão das Eletivas do Ensino Médio Potiguar.
A professora Ivanuzia Confessor de Língua Portuguesa irá desenvolver o tema: Poesia Popular "Cante lá que eu canto cá" com os alunos do Ensino Médio Potiguar.






Fotos George Araújo 

domingo, 30 de julho de 2023

CULMINANCIA DA ELETIVA "DITADURA DA BELEZA - PROMOVENDO DIÁLOGO COM A IMAGEM CORPORAL" COM A PROFESSORA MARTA ARAÚJO.

Na última sexta-feira, dia 28 de julho de 2023, no auditório da Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza - EEMAS, aconteceu a culminância das ELETIVAS das turmas do Ensino Médio Potiguar e Integral.

A professora Marta Araújo apresentou a eletiva com o tema: Promovendo Diálogo com imagem corporal em um desfile  e na dança com os alunos de sua eletiva na disciplina de Filosofia e Sociologia.






Por George Araújo
OBJETO DE CONHECIMENTO
O belo e a estética em diferentes períodos históricos;
Conceito de beleza: o meu e da minha comunidade;
Ditadura da beleza – Filme – “ DUMPLIN”;
Palestra com Profissional de Saúde;
Pensando criticamente sobre o racismo;
Moda e beleza: estabelecendo diálogo;
Pesquisa de opinião: a concepção de beleza nas mídias;
Produzir conteúdo digital;
Bullying;
Painel da diversidade;

PALESTRA
Amanda Ariel, Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Campo Redondo (SMECR), formada pela UFRN/FACISA com especialização em Comportamento Alimentar pelo IPGS. Ministrou a palestra intitulado “Padrões Estéticos : o que são e como afetam nosso conceito de beleza” trabalhando as mudanças dos padrões de estéticos ao longo das épocas e sua relação com os contextos socioculturais e históricos, bem como interferem nas nossas percepções de saúde e beleza e consequentemente influenciam no desenvolvimento de distúrbios alimentares e comportamentos não saudáveis.

Informação Marta Araújo

CULMINANCIA DA ELETIVA FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA OBERVACIONAL DO PROFESSOR DIEGO BRILHANTE COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR E INTEGRAL.

Na última sexta-feira, dia 28 de julho de 2023, no auditório da Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza - EEMAS, aconteceu a culminância das ELETIVAS das turmas do Ensino Médio Potiguar e Integral.

O professor Diego Brilhante apresentou o tema: Fundamentos de Astronomia Observacional com os alunos de sua eletiva na disciplina de Física.

O objetivo da eletiva Fundamentos de Astronomia Observacional foi disseminar os conhecimentos astronômicos produzidos desde a antiguidade até os dias atuais e despertar o interesse dos estudantes por essa área tão fascinante que propõe a construção de conhecimentos a partir da contemplação do firmamento. Desde os tempos remotos os seres humanos aprenderam a se relacionar com a natureza e tomaram ciência de sua ligação com a terra, com as plantas, com os animais e com o céu. Todos os povos, em todas as épocas tiveram certa fascinação pelo céu e pelos objetos celestes vistos tanto durante o dia quanto à noite e buscaram explicações para os fenômenos que ocorrem no céu, ao mesmo tempo em que se apropriaram dos conhecimentos construídos sobre o firmamento, tanto para agendar o cultivo da terra como para o desenvolvimento do pensamento filosófico, da religião, da poesia e própria ciência, que favorece a produção de tecnologias e o desenvolvimento econômico e social que nos dá conforto e contribui com a melhoria da qualidade de vida dos diferentes povos. Observar o céu e estudar os movimentos e interações dos planetas, das estrelas e demais corpos celestes é uma prática milenar que ainda continua na fronteira do conhecimento e da cultura contemporânea e traz um grande retorno para nossa sociedade, seja na forma de objetos tecnológicos, na ampliação do nosso conhecimento sobre a natureza ou no entendimento do nosso lugar no universo.










Professor Diego Brilhante