SLIDES - EEMAS

quinta-feira, 13 de abril de 2023

LEIA O TEXTO "INTRÉPIDA" DA ALUNA JAMILE BATISTA DE PONTES QUE OBTEVE O 1º LUGAR NO CONCURSO DE NARRATIVAS: "MINHA CIDADE TEM HISTÓRIA E MEMÓRIA"



TÍTULO: Intrépida

Nasci de um campo esverdeado, mata virgem, denominada fazenda de gado, pertencente às redondezas. No inverno, os fazendeiros a mim recorriam: terra fértil, adubo vivo, plantação prolífera. Em minha imensidão verdejante, onde só os gados viviam, haverá futuramente, lugar para moradia.

Meu pioneiro, por gratidão às minhas lavouras, trouxe a mim uma capela, e fez de mim um vilarinho Florescido. Progressivamente cidade sou, povo tenho, história construo e em mim passam a vivificar.

De uma fazenda para uma capela, passo a ser um município com igreja matriz. Decorrentemente extensa me torno, e desde então, meus acontecimentos marcam minha história, meu povo, minha localidade e minha existência. A resistência sertaneja, não há de se abalar fácil, vencemos os medos, revoltas, guerras e enchentes ao pé da porta, com simplicidade e coragem invariáveis.

Meu nome é Campo Redondo, cidade de uma gota serena plácida, povo batalhador, memória saudosa. Construindo meus traços vou adiante, prezando a minha história diariamente almejada.

Sou silhueta para os que em mim vivem, e me carregam por onde vagam. Afinal, é bom viver coisas novas que também são boas, mas, os momentos mais bonitos, da lembrança, não vão se apagar.

Por Jamile Batista de Pontes
Aluna da 2ª série - Integral

LEIA O TEXTO "MINHA CIDADE TEM HISTÓRIA E EDUCAÇÃO" DA ALUNO ISAAC LUIZ SOARES DE VASCONCELOS QUE OBTEVE O 2º LUGAR NO CONCURSO DE NARRATIVAS: "MINHA CIDADE TEM HISTÓRIA E MEMÓRIA"


Título: Minha cidade tem história e educação

Para iniciarmos a história de Campo Redondo é necessário apresentarmos o fundador desse local, Francisco José Pacheco, dono da fazenda de gado conhecida por Campo Redondo, e assim dando origem a nosso município.

Mas também a educação é algo importante para o desenvolvimento da cidade, por isso contarei a história das escolas do município, por isso falaremos da Escola Estadual Maria Arioene de Souza, na qual os fundadores dessa escola podem ser considerados o deputado José Marcílio, José Alberany e Francisca Maria. Os três sendo muito importante para que o governo implantasse a escola. Sendo José Alberany irmão de Maria Arioene, e então, pediu a homenagem, por isso, Maria Arioene é considerada Patrona do local.

Maria Arioene (1942-1978), professora municipal (Do atual Aída Ramalho) e particular (Em casa) além de supervisora pedagógica. É conhecida por “patrona”, devido a homenagem, como foi dito antes. Morreu jovem devido a diabete juvenil.

A escola começou a ser construída a partir de 1981 quando o prefeito era Manoel Severino Brilhante, conhecido como Dedinho, porém apenas foi fundada em 08 de março de 1982, na gestão do prefeito Aluisio Eloi Rodrigues, conhecido como Alu, pelo Ato de Criação nº 8.347.

E teve como principais acontecimentos a fundação, em 1982, a expansão e reforma. Além do incêndio a uma sala de aula em 2003, que no período da reforma transformou-se na biblioteca, e a queda da laje da cisterna em 2019, no período junino, no dia 18 de junho.

A primeira diretora foi a senhora Maria das Dores, apelidada carinhosamente de Dorinha e sua posse aconteceu no dia 04 de março, a gestão dela foi a mais longa de 1982 a 28 de fevereiro de 1995, 13 anos a frente da direção e está atualmente aposentada; a segunda diretora foi a senhora Edna Freire e a posse no dia 28 de fevereiro de 1995 e sua gestão prosseguiu até o ano 2000; a terceira diretora foi Francisca Maria(Tita) e sua gestão aconteceu de 2001 a 2003; o quarto diretor foi José Ivanildo(Nego de Odilon) e sua gestão foi curta em apenas no ano de 2003; a quinta diretora foi Edenilda Martins que atuou de 2004 a 2005 ela que tinha gestão da escola; a sexta diretora: Francisca Mônica que teve duas gestões: 2006 a 2009 e 2012 a 2016; Sétimas: Rita Luziete e Rejane Simone, sendo que Rita foi de 2010 a 2011, Simone apenas 2011. Oitava diretora foi a professora Francisca Mônica que passou por duas gestões: de 2006 a 2009 e de 2012 a 2016 através do processo de Eleição; A nona diretora foi a professora Francisca Marta que fez sua gestão de 2017 a 2019 também passou pelo processo de eleição direta; o décimo diretor foi o professor Reginaldo Moura que ficou na gestão escolar no período de 2020 a 2022 através do processo de eleição direta; E a décima primeira e atual diretora é a professora Rejane Simone que assumiu a direção com posse no início de janeiro de 2023, e é a atual diretora.

Podemos citar a qualidade dos estudos que a população, que antes da fundação necessitava ir de ônibus a Santa Cruz para completar o ensino médio. Isso causava nervosismo e ansiedade devido aos perigos que podiam acontecer, e assim, não tendo uma boa qualidade de ensino. Sendo assim, a nossa escola mudou a cidade, e com isso, as pessoas, que conseguem ter um ensino melhor e focar melhor o seu tempo para coisas mais importantes, como estudo mais aprofundado, por exemplo. Por isso agradeço a todos que se esforçam para que esse ensino tenha qualidade, como professores, gestores e muito mais. E assim encerramos nossa narrativa sobre o Maria Arioene.

As demais escolas, gostaria que também tivesse um bom aprofundamento, porém, isso não seria das melhores coisas a se fazer em um texto rápido, por isso, fique com esse breve resumo das escolas.

A Escola Estadual Dr. José Borges de Oliveira fica localizada no município de Campo Redondo/RN. A história da Escola começou em 1968 quando a Secretaria Estadual de Educação construiu em um terreno doado pela Prefeitura Municipal o Grupo Escolar Dr. José Borges de Oliveira que atendia a uma clientela de alunos da 1ª a 4ª série. Após alguns anos a e com a procura imensa de vagas, comprovando que a Escola sempre desempenhou o seu papel social na comunidade, expandiu-se o 1ª grau menor (como era denominado na época), hoje anos iniciais, começando gradativamente a atender alunos de 5ª a 8ª série.

A Escola Municipal Aída Ramalho Cortez foi fundada em 1970 pelo nome de Grupo Escolar Jarbas Bezerra e está localizada na Rua Presidente Kennedy, conhecida rua do Alto. Depois chamada de Escola Municipal Aída Ramalho Cortez Pereira de Araújo. Atualmente chamada Escola Municipal Aída Ramalho Cortez.

A Escola Municipal José Marcílio Furtado de Campo Redondo foi fundada em 11 de maio de 1987, e está localizada no Conjunto Lauro Maia e tem a seguinte filosofia: “Nossa filosofia é educar, partindo do princípio prática-teoria-prática, em busca da construção de uma sociedade mais justa, igualitária, vivenciadora de valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o ambiente em que vivem.”

Por Isaac Luiz Soares de Vasconcelos
Aluno da 1ª série do EM Potiguar

LEIA O TEXTO "SURGIMENTO DE CAMPO REDONDO" DA ALUNA CLARA LETÍCIA FARIAS SOUZA QUE OBTEVE O 3º LUGAR NO CONCURSO DE NARRATIVAS: "MINHA CIDADE TEM HISTÓRIA E MEMÓRIA"


Título: Surgimento de Campo Redondo

No ano de 1894 existia uma fazenda com o nome de Campo Redondo, localizada na Serra do Doutor, Francisco José Pachêco. Foi uma confusão cá e lá, sobre quem iria dominar, até que se desmembrou de Santa Cruz.

Começaram a construção das primeiras casas, com a compra de terrenos feita pela família Pachêco. A primeira casa construída foi por Joaquim Borges de Oliveira, onde atualmente funciona a farmácia Tradição Amarante. Sendo assim a família Pachêco são os legítimos fundadores de Campo Redondo.

Por volta do mesmo ano, foi erguida numa capela em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Santa das curas milagrosas e que intercede por aqueles que sofrem de diversos males do corpo e da alma, que foi substituída por uma igreja com o passar dos anos, hoje em dia contemplamos o santuário com uma estátua grande da padroeira da cidade.

Finalmente, após desmembramento de Santa Cruz a seguir de muitos decretos, artigos e leis denominou-se Campo Redondo, dando início a cidade pequena mas com muita grandeza, que atualmente tem aproximadamente 10.427 (dez mil quatrocentos e vinte sete) habitantes, com a área total de 213.729 km².

Na princesa do Trairí, contamos com um excelente prefeito, Renam Luiz de Alencar Carvalho, que vem atualizando nossa cidade, temos o hospital municipal Severina Tibúrcio de Souza, a volta da feira livre aos sábados no centro, com pontos turísticos como as praças, a estátua da bíblia escrito “Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam”, o açude Mãe D’água que inclusive transbordou em 2022, após 11 anos, volta a sangrar em 2023.

Nesse ano de 2023, no dia 26 de março se completou 60 anos de emancipação política, muitas histórias e conquistas que vão crescendo, que nasceu aqui sempre levará um pedacinho desse lugar consigo.

Por Clara Letícia Farias Souza
Série: 3ª vespertino

A BIBLIOTECA DA ESCOLA MARIA ARIOENE DE SOUZA CERIMONIAL DE ENTREGA DE CERTIFICADOS E PREMIAÇÃO AOS VENCEDORES DO CONCURSO DE NARRATIVAS: "MINHA CIDADE TEM HISTÓRIA E MEMÓRIA" PRÊMIO PROFESSORA MARIA DO SOCORRO GOMES DANTAS.

 

Na tarde da última quarta-feira, dia 12 de abril de 2023, na Biblioteca Maria Salete Gomes Moreno, aconteceu a cerimônia de entrega dos certificados e premiação aos vencedores do Concurso de Narrativas com o tema: "Minha cidade tem história e memória" prêmio professora Maria do Socorro Gomes Dantas.

O Concurso: “minha cidade tem história e memória”. Prêmio professora “Maria do socorro Gomes Dantas” tinha a finalidade de proporcionar uma valorização a beleza, demonstrando amor, carinho e respeito pela nossa cidade de Campo Redondo/RN, com a função de mostrar aos nossos alunos que podemos e devemos valorizar e respeitar a beleza de nosso município, pois é nele que vivemos, nos tornamos cidadãos e muitas vezes, passamos por toda a nossa experiência de vida aqui.

Tivemos um momento para exibição do Hino Oficial de Campo Redondo/RN dos compositores Paulo José Dantas e João Maria.

Em seguida, a palavra foi facultada aos homenageados: Diretora: Simone Soares Vice-diretora: Islândia Marisa Coordenação, apoio e suporte pedagógico: Samanta Kaline, Reginaldo Moura e Felipe Bezerra Professora Socorro Gomes Professor Regente de biblioteca: George Araújo, entre outros.

ENTREGA DOS CERTIFICADOS E PREMIAÇÕES 
A cerimonialista Jhoely Francielly fez chamada nominal dos vencedores para receber seu Certificado e premiação começando pela ordem decrescente até chegar no 1º lugar.

Os vencedores foram eles:

6º LUGAR: SCHNAYDER LAMITSUN CAMPELO DE PONTES, que obteve 790 PONTOS, para receber seu certificado;

5º LUGAR: ITHALO MATHEUS BEZERRA FARIAS, que obteve 840 PONTOS, para receber seu certificado;

4º LUGAR: MARIA CLARA DA COSTA SILVA, que obteve 850 PONTOS, para receber seu certificado;

3º LUGAR: CLARA LETÍCIAS FARIAS SOUZA, que obteve 870 PONTOS, para receber seu certificado e premiação;

2º LUGAR: ISAAC LUIZ SOARES DE VASCONCELOS, que obteve 900 PONTOS, para receber seu certificado e premiação;

1º LUGAR: JAMILE BATISTA DE PONTES, que obteve 960 PONTOS; para receber seu certificado e premiação.

Agradecemos a todos que contribuíram e participaram direta e indiretamente do Concurso de Narrativas “Minha cidade tem história e memória”, prêmio professora Maria do Socorro Gomes Dantas. Lembrem-se que: “A leitura e a escrita são irmãs gêmeas que promovem o sucesso escolar” Uma boa tarde!

Francielly Jhoelly- cerimonialista





























Professora homenageada: Maria do Socorro Gomes Dantas, primeira professora Regente da Biblioteca Maria Salete Gomes Moreno em 2007.




Realização
Biblioteca Maria Salete Gomes Moreno
Escola Estadual Profª Maria Arioene de Souza