SLIDES - EEMAS

sábado, 12 de outubro de 2013

Homenagem da Escola EEMAS a todas as CRIANÇAS!

Crônica: Criança, o futuro do nosso Brasil

       
Como bem ilustrava a narrativa bíblica na célebre frase de Jesus Cristo no texto sagrado " deixa vir a mim todas as criancinhas, pois delas é o reino de Deus". Nesta passagem bíblica, os apóstolos de Jesus tentavam afastar as crianças do mestre e Senhor, talvez por conta do barulho e agitação que eles faziam, mas para surpresa deles, Jesus os reprendeu com estas palavras de advertência. E em outra mensagem bíblica Jesus dizia: "Se alguém não se tornar como criança, jamais verá o reino de Deus." Nesta outra situação, o Senhor quis nos ensinar a lição de procurarmos agir como crianças na malícia, mas adultos nas atitudes e ações.          

Hoje, comemoramos o dia das crianças e se faz necessário uma reflexão mais profunda sobre esse momento. Como estamos ensinando nossos filhos em casa, na escola, na comunidade. Quais os valores morais e intelectuais nós estamos transferindo para eles? Por que faço essa reflexão? Porque vivenciamos diariamente cenas que envolvem crianças e adolescentes envolvidos em crimes horrendos, violências lamentáveis, até mesmo casos de prostituição infantil.       

Pergunto também, quais as ações do poder público municipal, estadual e federal em torno de políticas públicas para erradicar o analfabetismo, a violência e a prostituição. Podemos citar bons exemplos como, o investimento em projetos de educação integral, projetos com a inserção de esportes, projetos de cursos na área da informática, e especialmente a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar que surgiram para coibir as práticas de violência e abuso sexuais praticados por pedófilos.    

Sabemos que há muita coisa para fazer, mas entendemos que as crianças já conquistaram muitos direitos, e resta à família cumprir o seu papel de educar no lar, a escola educar com mais qualidade e a sociedade acolhê-las com mais respeito e dignidade. Como citei no início, Deus cuida e acolhe as crianças, cumpre a nós seres humanos zelar por elas também.     

A criança precisa de respeito, amor e disciplina. São ingredientes essenciais para a formação de um verdadeiro cidadão ou cidadã do futuro.         

Por George Araújo 
Jaçanã, RN, em 12 de outubro de 2013