SLIDES - EEMAS

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

CULMINÂNCIA DAS OFICINAS DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR DA EEMAS

OFICINA DE COMUNICAÇÃO

Rosangela: Boa tarde, eu sou Rosangela santos, faço parte da oficina de comunicação, cultura digital, e mídias.
Jean : Boa tarde, eu sou Jean Márcio, também faço parte da oficina de comunicação, cultura digital, e mídias.
Rosangela:  Hoje dia 12/dezembro/2014,   é um dia muito especial para você e todos nós.
Jean: Hoje é  o dia da culminância  das oficinas  do programa ensino médio inovador.
Rosangela: A partir deste momento você vai ver  uma amostra das principais ações desenvolvidas neste ano de 2014 em todas as oficinas do ensino médio inovador.Introdução
Jean: agora vamos fazer uma viagem  no tempo, fazendo uma retrospectiva da ações realizadas nas oficinas.

Rosangela : E para começar vamos convidar a comentarista Alessandra Kenia.
 Alexandra: Boa tarde, Rosangela,  Jean, e a todos os presentes...
“O programa do ensino médio inovador’’, tem como  foco  incentivar, disseminar, provocativas, despertadoras, onde  o  estudante tenha prazer de querer estar na escola, ou seja, o estudante se senti parte integrante do processo de ensino de aprendizagem.
Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias
As atividades a partir desse macrocampo deverão desenvolver processos relacionados à educomunicação, para a criação de sistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos nos espaços educativos, que possibilitarão condições de acesso às diferentes mídias e tecnologias, ferramentas, instrumentos e informações que desenvolvam a ampliação da cultura digital e suas múltiplas modalidades de comunicação.
Daqui a pouco estaremos de volta com mais informações agora e com você Rosângela Santos.
Rosangela: Iniciando convidamos a todos para ouvir o jingle  do (PROEMI)
Jean: Estamos de volta, neste momento vamos chamar os integrantes para formação de mesa:  
ü As Gestoras Francisca Mônica da Silva Araújo e Rejane Simone Soares;
ü A coordenadora do PROEMI Francisca Reinaldo de Pontes;
As Coordenadores pedagógico-administrativo:
ü Andrea Karmen;
ü Cristiana Santos;
ü Edenilda Martins;
ü Suzana Medeiros;
ü Reginaldo Moura;
ü Professores da escola.

Rosangela: Convidamos a todos professores, gestores alunos ,pais autoridades  presentes, para entoarmos  o Hino nacional brasileiro.
Jean: neste momento vamos ouvir  a palavra  facultada  3 representantes da comunidade escolar.
Rosangela:  Vamos chamar mais uma vez a comentarista Alessandra kenia,  para trazer mais informações sobre as oficinas. É  com você Alessandra !
Produção e Fruição das Artes
As ações propostas a partir deste macrocampo deverão desenvolver conhecimentos que incorporem práticas de elaboração nas diversas formas de expressão artística, apreciação, análise, fruição, crítica e produção artística nas diversas linguagens (pintura, dança, música, escultura, cinema, teatro, ecotécnicas, contação de história, literatura e outras), ampliando o desenvolvimento do estudante em aspectos relacionados ao senso estético, à relação entre cultura, arte, trabalho, ciências, relações sociais e com o ambiente, articulando estes aos diferentes campos do conhecimento.
As atividades desenvolvidas neste macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola.
Oficina de Teatro e Meio Ambiente com a profª Marta Araújo;
Oficina de Comunicação, Cultura Digital e Mídias com o prof. George Araújo
Oficina de Dança com o prof. Francinaldo de Lima Mateus;
Oficina de Música com o Flávio André Ferreira de Pontes;
Oficina de Arte Moderna com o prof. Marcos Antonio de Lima;
Oficina do Despertar com a profª Cristiana Santos.

Jean: Agora daremos início a solenidade de entrega das Comendas aos Executores das Oficinas do Proemi e convidamos a senhora diretora e vice-diretora Mônica Araújo e Simone Soares para proceder a certificação dos cursistas.
ü Francisca Reinaldo de Pontes – Coordenadora do Proemi;
ü José George Pacheco de Araújo – Oficina de Comunicação, Cultura Digita e Uso das Mídias;
ü Francisca Marta de Araújo Silva – Produção e Fruição das Artes;
ü Maria Cristiana dos Santos – Participação Estudantil;
ü Marcos Antônio de Lima – Produção e Fruição de Artes;
ü Flávio André Ferreira de Pontes – Produção e Fruição de Artes;
ü Francinaldo de Lima Mateus – Produção e Fruição de Artes;
ü Marivander Ferreira Barbosa – Cultura Corporal;
ü Siomara Spineli de Brito Soares de Santana – Produção e Fruição de Artes.

Rosângela: Estamos de Volta. E dando continuidade a este evento passaremos as apresentações das Oficinas do Ensino Médio Inovador. Entrega do Jornal “Informativo da Cidade”  da Oficina de Comunicação, Cultura Digital e Uso das Mídias  com o Profº. George Araújo e os cursistas Leonária Guedes e Luciene Rocha;
Jean: E dando continuidade  a culminância do ProEMI, vamos chamar Alessandra Kenia com as outras informações sobre as oficinas do Ensino Médio Inovador.
Participação Estudantil
Este macrocampo envolve ações de incentivo à atuação e organização juvenil nos seus processos de desenvolvimento pessoal, social e de vivência política. As atividades deverão utilizar metodologias que oportunizem a ampliação das condições que assegurem a pluralidade e a liberdade de manifestações dos jovens estudantes, apresentando alternativas estruturadas de organização, representação e participação estudantil no contexto escolar e social (Constituir e/ou fortalecer a Com-Vida: Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola; Construir a Agenda 21 na Escola, Grêmio Estudantil, dentre outros).
As atividades desenvolvidas neste macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola.
Jean: Vamos ver uma bela  Exposição de Pinturas em Tela – Arte Moderna  com o Profº Marcos Antonio de Lima, que foram  produzidas pelos próprios alunos da escola.
Rosangela: Convidamos a todos aqui presentes para prestigiarem a Feira Gastronômica  do Programa Despertar com a Profª Maria Cristiane dos Santos.
Jean: Neste momento convidamos a todos para assistir a Peça Teatral: O santo e a porca na coordenação da Profª. Francisca Marta de Araújo Silva;
Rosangela: Convidamos a todos para juntos  cantarmos e dançarmos com o Teatro Coreografado com o  Tema  “Apenas um abraço”...  Oficina de Dança com o  Profº Coreógrafo Francinaldo de Lima Mateus.
Rosângela: Ouviremos neste instante uma apresentação da Banda Fanfarra da Oficina de Música com o Profº Flávio André Ferreira de Pontes);
Jean:  Rosangela, Já estamos  quase chegando ao final deste evento, mas ainda temos  as apresentações culturais, e para isso vamos chamar mais uma vez Alessandra  Kenia  para falar  o que é cultura corporal.
Cultura Corporal
As ações dentro deste macrocampos deverão propiciar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento da consciência corporal e do movimento; a compreensão da relação entre o corpo e as emoções e, entre o indivíduo, o outro e o mundo, abordando a importância de atitudes saudáveis e sustentáveis como formas de ampliar a compreensão do sujeito sobre si mesmo e de seu lugar no mundo.
As atividades desenvolvidas neste macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola.
Rosangela: Agora vamos assistir uma apresentação de Roda de Capoeira da  Oficina Cultura Corporal sob a coordenação do professor Marivander Ferreira Barbosa.
Jean: Estamos de volta, e seguindo a nossa programação, teremos agora uma bela apresentação de um Desfile Ecológico da Oficina do Meio Ambiente com a  Profª  Francisca Marta de Araújo Silva.
Rosangela:  Ouviremos agora uma linda Canção: Asa branca Voz e violão – com o Profº Flávio André Ferreira de Pontes;
Encerramento:
Jean: Que pena, Rosangela, estamos chegando ao final da apresentação  da culminância das oficinas do programa ensino médio inovador.
Rosangela:  É verdade,  Jean.  Desde já agradecemos a todos os que prestigiaram  a nossa culminância. Foi um prazer tê-los conosco!
Jean: aproveitamos o momento para desde já desejarmos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!
Rosangela: um feliz natal  cheio de paz, alegria  e felicidades para todos nós.
 Jean:  eu sou Jean Márcio!
Rosangela: E  eu Rosangela santos
Encerramos aqui a nossa participação, até a próxima e obrigado pela sua companhia!