SLIDES - EEMAS

sábado, 5 de setembro de 2015

CAMINHADA CÍVICA 2015 DA ESCOLA MARIA ARIOENE DE SOUZA - PROGRAMAÇÃO



[...] precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. (Augusto Cury)

É com essas palavras que está declarada aberta o cerimonial da caminhada cívica da EEMAS que tem como objetivo prestar contas das atividades pedagógicas e administrativas realizadas pela comunidade escolar durante o ano letivo de2015.

A Escola abre a caminhada cívica com o seu Escudo conduzido pelas alunas: Juliana Amorim e Aline Martins 

A Escola Estadual Profª Maria Arioene de Souza encontra-se localizada na Rua Pedro Cândido Sobrinho, 38, Centro, Campo Redondo/RN. Foi criada em 1982. Ao longo desse tempo ofereceu a educação infantil, o ensino fundamental e atualmente o Ensino Médio Ensino Médio Inovador.

A Equipe Gestora da Escola é constituída pela Diretora: Francisca Mônica da Silva Araújo; Vice-diretora Rejane Simone Soares; Coordenadora Pedagógica; Edenilda Martins Campelo de Araújo e a Coordenadora Administrativa: Andrea Karmen Pinheiro de Souza Paiva eleitas através da consulta a comunidade escolar.

Professora: Andrea Karmen.

A seguir pelotão de bandeiras:

Brasil, (Todos pela Educação); Rio Grande do Norte - Garantir o acesso e permanência dos estudantes na escola; Campo Redondo - Intensificar a busca pela qualidade da Educação Básica para todos os seus munícipes; E.E. Profª MAS - Redesenhar currículo do ensino médio em parceria com a comunidade escolar e local.

Professores: Vania de Sousa e Marco Antônio

Ler a faixa: PNFEM – Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio 


Professora: Francisca Reinaldo.

Duas ações estratégicas estão articuladas ao PACTO:

1ª - Estratégia: o redesenho curricular através do:

Desenvolvido na EEMAS através de inovação curricular: disciplinas integradas, oficinas, seminários integrados, trabalhos de campo e ações interdisciplinares. 

As atividades estão agrupados nos macrocampos. As quais estão expostas na Mandala do Conhecimento da Escola:

Acompanhamento Pedagógico; 
Iniciação Científica e Pesquisa; 
Leitura e Letramento; 
Produção e Fruição das Artes; 
Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias; 
Participação Estudantil. 

A 2ª estratégia:
Formação Continuada de Professores do Ensino Médio 
Iniciada pelos educadores na Escola Estadual Profª Maria Arioene de Souza em agosto de 2013, que semanalmente discute sobre os desafios do ensino médio no atual contexto social, que está exposta na Mandala da Formação Continuada dos Professores:
Foco no estudante; 
Ensino e aprendizagens significativas; 
Equipe gestora, Professores, funcionários e pais; 
Comunidade e programas; 
Parcerias; 
Grêmio Estudantil; 
Conselho Escolar. 
Professoras: Ivanuzia confessor e Geane.

No ano letivo de 2015, o eixo temático eleito como objeto de estudos na Escola é:

EDUCAÇÃO ALIMENTAR: UMA NECESSIDADE DE TODOS 
Professora: Rosália Barbosa.

Oficina de Leitura e Letramento:
Tem como orientadora a Profª Maria Betânia Dantas 
As ações propostas nesta oficina visam à reflexão: “SOMOS O QUE LEMOS E O QUE COMEMOS” com isso a oficina têm por objetivo desenvolver as habilidades de leitura, interpretação e produção de textos em diversos gêneros, para o desenvolvimento da leitura crítica e da organização da escrita em formas mais complexas, ampliando as situações de uso da leitura e da escrita na vida cotidiana.

Oficina de Iniciação Científica:

A oficina tem como professoras orientadoras Sanzia Almeida, Lenísia Souza e Marinete Borges. O trabalhado com os estudantes tem como tema “HABITOS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÀVEIS”. 

Para se ter hábitos saudáveis é preciso:

Alimentar-se bem; Fazer uso de proteínas; Vitaminas; Sais minerais; Carboidratos; e Água.

Procure um médico para se prevenir contra: Obesidade; Diabetes; Hipertensão; Problemas cardiovasculares; e Problemas respiratórios.

Oficina de Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias

A oficina tem como professor orientador Adalberto Brilhante. As ações desenvolvidas têm favorecido as múltiplas formas de comunicação e processos criativos, proporcionando o domínio dos instrumentos e formas de comunicação, a reflexão sobre o uso críticos das diversas tecnologias nos diferentes espaços de interação social. 

Apesar de trabalhar com a alimentação através de instrumentos midiáticos, neste evento os estudantes que faz parte desta oficina estão operando na realização deste cerimonial: seja na fotografia, filmagem, locução, sonoplastia, entrevista e apoio ao evento. 

Professor: George Araújo comandando os estudantes.

Fanfarra E.E.M.A.S.

Vamos receber a Fanfarra Arioene comanda pelo Sargento da Polícia Militar Lopes. 

Em seguida, a Participação Estudantil: Curso Despertar orientada pelas professoras Cristiana Santos, Edenilda Martins e Suzana Antunes. A oficina envolve ações de incentivo à atuação e organização juvenil nos seus processos de desenvolvimento pessoal, social e de vivência política. O trabalho desta oficina está voltada para o empreendedorismo dos jovens estudantes, apresentando alternativas estruturadas de organização, representação e participação no mercado de trabalho no contexto social. Nesse sentido é preciso:

Empreender para vencer 
Isso exige: Trabalho em equipe; Persistência; Autoconfiança; Inclusão digital; Foco no cliente; Parceria com fornecedores; Comércio eletrônico; Curta; Compartilhe; Comente; Divulgue essa ideia!

Oficinas de Produção e Fruição de Artes

A oficina de Produção e Fruição de Artes é coordenada pelas professoras Mônica Araújo, Marta Araújo e a professora Maria Cândida.

As ações desenvolvidas têm como enfoque a incorporação práticas de elaboração nas diversas formas de expressão artística, apreciação, análise, fruição, crítica e produção artística nas diversas linguagens (pintura, dança, música, escultura, cinema, teatro, eco-técnicas, contação de história, literatura e outras), ampliando o desenvolvimento do estudante em aspectos relacionados ao senso estético, à relação entre cultura, arte, trabalho, ciências, relações sociais e com meio ambiente.

A oficina de Produção e Fruição de Artes traz alunos vestidos Alunos vestidos de frutas chamando atenção para o fato de que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve consumir-se entre 3 a 5 porções de fruta (ou 400 gramas) ao dia, de acordo com a idade e a necessidades de cada pessoa. 

A fruta é uma peça fundamental na alimentação e deve ser consumida diariamente. É ela que fornece vitaminas, sais minerais, diferentes fibras alimentares e flavonóides. Apesar de tão importante apenas 20% da população brasileira consome regularmente fruta.

Aliada a uma alimentação saudável, a oficina de produção e fruição de artes traz o grupo de dança EEMAS no ritmo do xote. A dança é uma excelente alternativa para quem não se atrai pelas atividades físicas convencionais. Traz como benefícios: o aprimoramento da coordenação motora, a melhoraria do condicionamento físico, o aumento da flexibilidade, o estimulo e a adaptação a outros ritmos.

E finalmente, os nossos pintores conduzindo suas telas retratando a paisagem, a vegetação, o relevo e as frutas nordestinas.

Oficina de acompanhamento pedagógico orientada pelo professor José Linduarte da Silva Marinho tem realizado com os estudantes uma oficina interdisciplinar envolvendo os componentes curriculares (Biologia e matemática).

Neste momento os alunos irão apresentar a pirâmide alimentar:

Base da pirâmide

Água e exercícios físicos. O ser humano precisa de ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia. Os exercícios físicos devem ser praticados de forma regular e com acompanhamento.

Grupo das cereais integrais

Os cereais integrais (pães, arroz, massa e alimentos como linhaça, aveia, farelo de trigo, etc). Devem estar presentes na maioria das refeições.

Grupo dos vegetais, leguminosas, frutos e oleaginosas

Vegetais podem (e devem!) ser consumidos em abundância e as frutas de 2 a 3 vezes ao dia.

Grupo dos peixes, ovos, aves a mariscos

Estes alimentos podem ser consumidos até 2 vezes no dia. É importante que as gorduras aparentes destes alimentos, quando existirem, sejam retiradas para o consumo. 
No topo da pirâmide está;

O Grupo dos laticínios

O leite e seus derivados (queijos, iogurtes) devem ser consumidos de 1 a 2 vezes ao dia. Lembre-se: prefira os desnatados e os queijos magros.

Os alimentos que devem ser consumidos com moderação, apenas esporadicamente: manteigas e carnes vermelhas (excessivos em gorduras e calorias) e açúcares, doces, cereais refinados, batata e refrigerantes (ricos em calorias e com poucos nutrientes aproveitáveis).

Pelotão de Farda representado pelos alunos:

Nota dez (aqueles que durante o 1º semestre apresentaram o melhor resultado no processo de aprendizagem);

Os alunos vencedores nos JERNS escolares 2015 na modalidade de atletismo (ouro, prata e bronze);

Educação especial organizada para atender de forma especifica e exclusiva os alunos com determinadas necessidades especiais; 

A bandeira do grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais;

Os estudantes da escola EMAS: "O aluno é como uma pequena semente que deve ser plantada e cuidada para germinar e dar bons frutos. O professor é como o agricultor que vê na semente a esperança que proverá as necessidades da sociedade." (Luís Alves)

Professores: Roberto Borges, Leandro Brilhante, Reginaldo Moura, Francisco Pinheiro, Graça Brilhante e Selma Reinaldo.

Concentração dos alunos no Maracanã:

Convidamos a Equipe Gestora da Escola Estadual Profª Maria Arioene de Souza para o palanque;

Convidamos as autoridades (chamar pelo nome) para se fazer presente;

A palavra está facultada...

Chegou o momento de cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.

Encerramento 

A EEMAS agradece a presença de toda a população de Campo Redondo que se fizeram presentes na caminhada cívica, onde a Escola faz uma prestação de contas de suas atividades e se despede com o pensamento de Augusto Cury [...] precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

Agora a escola deve se deslocar para o seu estabelecimento de ensino.