SLIDES - EEMAS

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Abertura dos JERNS contou com a participação de um grande número de alunos/atletas


O Ginásio do Campus foi o palco da festa de abertura.
O Ginásio do Campus foi o palco da festa de abertura.

Foi dada a largada para a fase final da maior competição esportiva estudantil do Brasil. A abertura da 41º edição dos jogos Escolares do Rio Grande do Norte foi realizada, na manhã desta sexta-feira (21), no Ginásio de Esportes do Campus da UFRN.

Cada escola participou do desfile, com pelo menos 10 alunos/atletas. Este ano, a fase final vai contar com a participação de 400 escolas das redes pública e privada e aproximadamente 13.000 alunos/atletas de todo o Rio Grande do Norte. A governadora Rosalba Ciarlini declarou aberta a competição.

Serão 10 dias de competições envolvendo as escolas de Natal e os finalistas das competições nas 12 regionais do Estado – Parnamirim, Currais Novos, Pau dos Ferros, Assu, Mossoró, Nova Cruz, Santa Cruz, Caicó, Umarizal, Apodi, Macau e João Câmara.

São 28 modalidades esportivas – Natação, Voleibol, Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Basquete, Atletismo, Pólo Aquático, Tênis de Mesa, Ginástica Rítmica, Taekwondo, Judô, Capoeira, Ginástica Aeróbica, Voleibol de Duplas, Futebol, Handebol de Areia, Pesca, Surf/Body Boarding, Ciclismo e Moutain Bike, entre outras.

"Nossa expectativa é a retomada dos JERNS com critérios, avaliações e desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a formação do aluno/atleta. Estamos dando ênfase à prática da cidadania formando o espírito de solidariedade entre os participantes e buscando ensejar a descoberta de novos talentos esportivos", destaca Osvaldo Gomes, coordenador de Desporto da SEEC.

Os jogos serão realizados no Complexo Educacional Henrique Castriciano/Escola Doméstica, Centro Educacional Maristela, CDF Centro, CEI – Romualdo Galvão, Contemporâneo Cidade Verde, CAIC Lagoa Nova, Colégio Marista de Natal, Ginásio Nélio Dias, Colégio das Neves, Contemporâneo Potilândia, Facex, 8º Batalhão de Polícia Militar, 7º Batalhão de Engenharia e Construção, IFRN Natal, Instituto Sagrada Família, Praia da Redinha Velha (Pesca), Praia de Ponta Negra (Surf), Rota do Sol (Ciclismo), Associação dos Profissionais da Caixa Econômica Federal – Pium (Mountain Bike) e Ginásio Jorge Tavares.

Os órgãos responsáveis pelo Ensino Médio e Ensino Fundamental (SUEF e SUEM) da SEEC e a RPTV (Rede Potiguar de Televisão Educativa) estarão desenvolvendo cronograma de atividades na Pousada do Atleta (CAIC Lagoa Nova) onde os alunos da rede estadual e escolas municipais ficam hospedados durante os JERNS. São atividades pedagógicas, culturais e artísticas.

Dentro da programação dos JERNS será realizado também o 4º Festival de Dança Escolar. O evento está programado para o dia 25 (terça-feira) no auditório do IFRN.