SLIDES - EEMAS

terça-feira, 29 de maio de 2012

Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa são prorrogadas

 

Projeto é muito mais do que uma competição

As inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa foram prorrogadas até o dia 22 de junho. Realizado pelo Ministério da Educação e coordenado no Rio Grande do Norte pela Secretaria de Estado da Educação, o projeto é muito mais que uma competição. É um programa de formação do professor para ensinar o aluno a escrever bem, contemplando quatro gêneros textuais: poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião.

A estratégia é realizar um concurso nacional de produção de textos, com a participação de alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. No final do ano, as melhores produções literárias desenvolvidas em sala de aula, ao longo do período letivo, serão premiadas. O projeto acontece a cada dois anos e em 2010 alcançou a marca de 7 milhões de alunos da Educação Básica e 239 mil professores participantes em mais de 60 mil escolas públicas.

O Rio Grande do Norte é um estado que tem tradição na olimpíada e conquistou na última edição o primeiro lugar em duas categorias: "Crônica" e "Poesia". Para se inscrever, os professores da rede pública precisam acessar o sitewww.escrevendoofuturo.org.br e fazer o cadastro.