SLIDES - EEMAS

sábado, 21 de abril de 2012

Qual o significado do dia de Feriado de Tiradentes?

Poucas pessoas lembram de fato o motivo de algumas datas serem consideradas feriados. Principalmente se esses dias forem datas históricas. O dia de hoje, por exemplo, dedicado a Tiradentes, passou despercebido para quem aproveitou o descanso do trabalho ou escola . Puxar da memória o significado da data foi quase um suplício. Isso só para ligar o dia ao homenageado Tiradentes.

Hoje, sábado, dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Uma data histórica no calendário de fatos que marcaram a trajetória de luta em busca da liberdade , da autonomia e democracia do nosso país.

Historicamente,  a morte de Tiradentes representou um fato marcante no processo de uma nova ideologia política com ideais com temas voltados para o espírito de liberdade de expressão social e intelectual.

A luta travada pelos Inconfidentes contra as ideologias impostas pelos senhores do poder daquela época em Minas Gerais custou um preço muito alto a muitas vidas inocentes que desejaram um país mais democrático e independente em relação as imposições monárquicas vigentes no país.

Naquela época, as forças opressoras dos colonizadores privilegiavam pessoas de origem portuguesa em detrimento dos brasileiros natos, que eram obrigados a pagar altos impostos. Destes, o mais pesado obrigava o mineiro a entregar a quinta parte da extração de minério à Coroa portuguesa. O não-pagamento do quinto dava origem à de "derrama", ou seja, cobrança à força de impostos extras. Esse regime gerava descontentamento geral e um clima de insurreição entre os colonos.

Pergunto: Será que os mesmos impostos da época de Tiradentes não são cobrados hoje a todos os brasileiros para manter os padrões de vida dos sanguesugas chamados “políticos”?

George Araújo