SLIDES - EEMAS

quinta-feira, 13 de abril de 2023

LEIA O TEXTO "SURGIMENTO DE CAMPO REDONDO" DA ALUNA CLARA LETÍCIA FARIAS SOUZA QUE OBTEVE O 3º LUGAR NO CONCURSO DE NARRATIVAS: "MINHA CIDADE TEM HISTÓRIA E MEMÓRIA"


Título: Surgimento de Campo Redondo

No ano de 1894 existia uma fazenda com o nome de Campo Redondo, localizada na Serra do Doutor, Francisco José Pachêco. Foi uma confusão cá e lá, sobre quem iria dominar, até que se desmembrou de Santa Cruz.

Começaram a construção das primeiras casas, com a compra de terrenos feita pela família Pachêco. A primeira casa construída foi por Joaquim Borges de Oliveira, onde atualmente funciona a farmácia Tradição Amarante. Sendo assim a família Pachêco são os legítimos fundadores de Campo Redondo.

Por volta do mesmo ano, foi erguida numa capela em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Santa das curas milagrosas e que intercede por aqueles que sofrem de diversos males do corpo e da alma, que foi substituída por uma igreja com o passar dos anos, hoje em dia contemplamos o santuário com uma estátua grande da padroeira da cidade.

Finalmente, após desmembramento de Santa Cruz a seguir de muitos decretos, artigos e leis denominou-se Campo Redondo, dando início a cidade pequena mas com muita grandeza, que atualmente tem aproximadamente 10.427 (dez mil quatrocentos e vinte sete) habitantes, com a área total de 213.729 km².

Na princesa do Trairí, contamos com um excelente prefeito, Renam Luiz de Alencar Carvalho, que vem atualizando nossa cidade, temos o hospital municipal Severina Tibúrcio de Souza, a volta da feira livre aos sábados no centro, com pontos turísticos como as praças, a estátua da bíblia escrito “Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam”, o açude Mãe D’água que inclusive transbordou em 2022, após 11 anos, volta a sangrar em 2023.

Nesse ano de 2023, no dia 26 de março se completou 60 anos de emancipação política, muitas histórias e conquistas que vão crescendo, que nasceu aqui sempre levará um pedacinho desse lugar consigo.

Por Clara Letícia Farias Souza
Série: 3ª vespertino