SLIDES - EEMAS

terça-feira, 9 de abril de 2024

HOJE, 09 DE ABRIL, É DIA NACIONAL DA BIBLIOTECA. "LER É DESVENDAR MUNDOS DESCONHECIDOS".

Nesta terça-feira (9), é comemorado o Dia Nacional da Biblioteca. A data foi instituída por meio de um decreto brasileiro que criou não somente esta, mas outras datas como a Semana Nacional do Livro e o Dia do Bibliotecário.

Um Decreto brasileiro datado de 9 de abril de 1980 instituiu, no país, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário. Por este motivo, o dia 9 de abril é lembrado como o Dia Nacional da Biblioteca.

A biblioteca é um lugar que merece ser sentido e comemorado. E, para ser comemorado, é preciso ocupar esse lugar fascinante, senti-lo através daquilo de mais precioso que há dentro: livros. Dessa forma, a comemoração desta data é essencial para relembrarmos a importância da leitura, que conforme define Carlos Drummond de Andrade “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer”.

Aproveite essa data, portanto, para se perguntar qual foi o último livro que você leu? Quantos livros você costuma ler por ano? Que tal aproveitar a data para se tornar um usuário mais constante de biblioteca? Pois, como já dizia a famosa citação do célebre escritor Jorge Luis Borges: “Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de Biblioteca”. E ele estava certo, a Biblioteca é um paraíso a ser descoberto.

Fonte SIBI/UFPA