SLIDES - EEMAS

quinta-feira, 6 de junho de 2024

PROJETO "REALIZANDO ESCOLHAS 2024" FOI DEBATIDO NA ESCOLA MARIA ARIONE DE SOUZA PARA A PRIMEIRA TURMA DE CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL E POTIGUAR.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ARIOENE DE SOUZA
7ª DIRED – SANTA CRUZ/RN

A Escola Estadual Professora Maria Arione de Souza - EEMAS realizou nesta última quarta-feira, dia 05 de junho de 2024, uma importante palestra na Biblioteca Escolar Maria Salete Gomes Moreno para os estudantes da primeira turma de concluintes do Ensino Médio Integral e Potiguar com o tema: Projeto Realizando Escolhas 2024 das disciplinas Projeto de Vida e Geografia dos professores Marta Araújo e Linduarte Marinho.







A palestra contou a participação da cirurgião-dentista Ana Alves, da Nutricionista Amanda Ariel, do Advogado e Enfermeiro Sergio Costa, da professora e doutora Márcia Rejane e do fisioterapeuta Frank Jones(Juquinha).





JUSTIFICATIVA

Um dos grandes desafios que os estudantes enfrentam, especialmente ao final do Ensino Fundamental e ao longo do Ensino Médio, é lidar com os sentimentos e pensamentos sobre o futuro, uma vez que, embora se possa fazer planos, implementá-los sempre é uma tarefa difícil e incerta. Quando se considera um adolescente, as incertezas sobre o futuro tendem a ser ainda maiores tendo em vista que, socialmente, se espera dele ou dela definições complexas sobre os diversos temas da vida em um momento em que mudanças físicas, psicológicas e sociais estão em pleno vapor.

Nesse contexto, a Lei do Novo Ensino Médio e regulamentações complementares foram construídas para buscar restituir o significado da escola para as juventudes. Essa ação seria por meio da ampliação das oportunidades de escolha dos jovens sobre o que eles estudarão no Ensino Médio, de modo que a escola se aproxime mais de seus interesses e sonhos e possa, de fato, “acolher as juventudes” em sua diversidade (BRASIL, 2018). Essas escolhas precisam ser feitas com base nos interesses dos estudantes. (MELHORAR)

OBJETIVO GERAL

promover a aprendizagem dos jovens com relação ao processo de fazer escolhas e tomar decisões, como por exemplo dos itinerários de aprofundamento que irão cursar e, assim, tomar decisões e planejar o futuro pós Ensino Médio de modo mais seguro e consciente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Contemplar diferentes vozes e apostar no protagonismo.
• Criar sentimento de pertencimento aos processos escolares.
• Possibilitar uma percepção mais concreta de seus interesses e demandas nas ofertas de itinerários formativos.
• Planejar ações e tomadas de decisão.
• Desenvolver competências.
• Estruturar seus projetos de vida.
• Orientar-se para o mundo do trabalho.

DESENVOLVIMENTO​

• Apresentação da Trilha
• Breve explicação sobre os interesses profissionais na tipologia RIASEC, como eles podem ajudar no autoconhecimento e reflexão sobre eles não serem estáticos ou determinantes sobre qual futuro se deve seguir.
• Preenchimento de instrumento avaliativo na Plataforma (Instituto Ayrton Senna).
• Apresentação e orientações sobre como aprofundar a interpretação dos relatórios, e pensar possibilidades de próximos passos a depender do nível de atuação de cada um.
• Roda de conversa com profissionais. Para falarem de suas profissões.
• Amostra de profissões.

RECURSOS UTILIZADOS

Sala de multimídia: Aparelho de som, projetor, computador,

CULMINÂNCIA​
A culminância do projeto acontecerá na escola EEMAS com uma amostra de profissões.​

AVALIAÇÃO
Todas as atividades relacionadas possuem caráter flexível podendo ocorrer mudanças no decorrer do ano letivo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Instituto Ayrton Senna. realizando-escolhas-modelo-pedagogico.pdf

EQUIPE GESTORA
Rejane Simone Soares
Diretora

Islândia Marisa Santos Bezerra
Vice-Diretora


Francisca Marta da S. A. Alves
Linduarte Marinho


Projeto Realizando Escolhas 2024

Realização
Disciplinas: Projeto de Vida e Geografia