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sexta-feira, 8 de abril de 2016

ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES, COORDENADORES E GESTORES DA 7ª DIRED SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL



O Encontro de Formação para professores, coordenadores e gestores das escolas estaduais e municipais sobre Educação Especial ( Tecnologia Assistiva, AEE e SRM) aconteceu no auditório Josefa Neuza na 7ª Diretora Regional Santa Cruz nesta quinta-feira(07) e sexta-feira(08) ministradas pelos professores Zé Maria e Edilayne Dias. 

Eis alguns temas abordados: Computadores e Notebooks (gestores são responsáveis pela manutenção),Lousa Digital, Acionadores, Prancha de Comunicação com Acionador, Teclado de Colmeia e orteses, Adaptadores de mobiliário móvel, Braçadeira e Celular Android, PRODEAF, Handtalk - Tecnologia Assistiva - TA - Programa DSMS - Livro baixar. A Tecnologia Assistiva Beneficia todas as deficiências. Objetivos para elaboração e aplicação de atividades no computador. O paint, PowerPoint, Headmouse, Edilim, Araword, Boardmaker.

A tarde momento prático sobre o Programa Edilim com o professor Zé Maria. E os professores, coordenadores e gestores tiveram a oportunidade de produzir atividades com a utilização do programa EDILIM.

Na sexta-feira, segundo dia de encontro, com a professora Edilaine, a qual iniciou o encontro com uma reflexão sobre o texto a Arca de Ninguém.

ORIENTAÇÕES ACERCA DO TRABALHO DO AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.

CEESP/ CAS/ CAP/ NAPES
SRM - Salas de Recursos Multifuncionais 
NTA - Núcleo de Tecnologia Assistiva
NAEHD - Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar.
O que são as salas de recursos multifuncionais - SRM?
Público Alvo do AEE: Estudantes com deficiências. Com altas habilidades, suprdotaçao e TGD.
Professor do AEE tem como função realizar atendimento de forma complementar e suplementar à escolarização.
As atribuições do Professor de AEE.
Ações na Escola para o aluno e com o aluno.
Estudo de Caso para Elaboração de um Plano de AEE.
Apresentação do problema;
Esclarecimento do problema;
Identificação da Natureza do Problema;
Resolução do problema.
Roteiro para Elaboração do Plano de SEE
Identificação do Estudiante
Organização do Atendimento
Atividades a serem desenvolvidos
Seleção de materiais produzidos...
Avaliação dos resultados.

AVALIAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE AEE
Foram formados grupos de estudos por localidades. Orientações para implementação da Política da SRM nas escolas. (documento subsidiado 2015)

Cada grupo formado recebeu um tipo de deficiência, como autismo, cegueira, auditiva, mental ou física para desenvolver um Plano de AEE para se aplicar. Cada grupo analisou alguns estudos de casos com diagnóstico de crianças que são trabalhadas no AEE. Após a apresentação e discussão a professora Edilayne Dias e o professor Zé Maria agradeceram a presença de todos.
































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